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Fortalecimento da agricultura tem sido um marco da administração Nossa Gente Mais Feliz, confira algumas ações

Autor: Sec. Desenvolvimento Econômico



Em janeiro de 2013 encontramos o município em estado de emergência por conta da estiagem prolonga que atingia a tudo e a todos. Por esse motivo, começamos os trabalhos pensando no que fazer para amenizar o sofrimento humano e dos animais.

Eis algumas ações realizadas:

• Junto ao Governo Federal recebemos o Programa Bolsa Estiagem, beneficiando 400 famílias, durante 09 meses, com 80,00 mensais, injetando no município 288.000,00.

• Em seguida, cadastramos 224 famílias no Programa Garantia Safra, com cada família recebendo 135,00, durante 09 meses, colocando no município mais de 272.160,00, sendo que esses programas têm a contra partida do governo municipal, estadual e federal.

• Contamos com a COMDEC - Coordenação de Defesa Civil, com 05 carros pipas do, beneficiando 52 comunidades.

• O prefeito com sua preocupação com a seca assinou convênio com a CAR, para a contratação de 04 carros pipas, totalizando 09 (nove) carros pipas no município.

• Neste período, a EBDA em parceria com a Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico cadastrou os agricultores para compra de milho junto a Conab, feito que resultou na venda de quase 250 toneladas de milho, o que amenizou a fome do nosso rebanho.

• Cadastramos no Programa Garantia Safra 336 agricultores. Que irão começar a receber a partir de novembro 135,00, durante 09 meses, alocando 408.240,00 no município.

• Regularizamos o Escritório do INCRA, através de convênio assinado pelo prefeito e o INCRA do Estado de Sergipe. Foi realizada a capacitação do funcionário Jean Cledes (Nandinho de Terezinha), que é responsável por todos os trabalhos da Unidade Municipal de Cadastramento do INCRA.

• Estamos tentando regularizar as associações municipais, pois precisamos das associações regularizadas para beneficiarmos as comunidades, através das políticas públicas dos governos estadual e federal.

• Continuamos acompanhando o Programa Água para Todos, através da distribuição de 1000 de polietileno, implantada no município através da CODEVASF.

• Participamos de 03 reuniões com o IBGE para a formação da Comissão de Estatísticas Agropecuárias - COMEA do Município de Santa Brígida, para avaliar o levantamento sistemático da produção agrícola.

• Em parceria com a CONAB implantamos o Projeto do Umbu e Caju que envolve três associações: KM 40, Caraibeiras I e Núcleo Colonial Aroeira. Que compram as frutas dos agricultores e repassam para as famílias cadastras no programa.

• Com a Coordenação de Desenvolvimento Agrário - CDA entregamos 100 Títulos de Terra e cadastramos 110 propriedades para que sejam regularizadas.

• Participamos de todas as reuniões do Território Semiárido Nordeste II, pois somos membros do Núcleo Diretriz.

Projeto dos Quintais Agroflorestais

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Brígida, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico beneficiou 10 famílias da Comunidade Mulungu, com 10 Unidades de Quintais Agro Florestais, transformando áreas de 1.600 m² dentro da propriedade em espaço agro florestais, com plantação de frutas resistentes ao clima do semiárido juntamente com plantas nativas e lavouras anuais. O projeto tem duração de 03 anos, sendo custeado pelo Fundo Estadual de Combate a Erradicação e a Pobreza (FUNCEP).

A EBDA disponibilizou para comunidade do Mulungu equipamentos, como:

• Arame;
• Estaca;
• Morões;
• Grampos;
• Reservatório para a produção de biofertilizantes;
• Carrinho de mão;
• Diversas mudas e sementes de: caju, cajá, acerola, pitanga, graviola, pinha, goiaba, seriguela, feijão, milho, abóbora e melancia.
• Plantas, como: nim, mutambo, ipê, glicídia, leucena, cedro, mamona e sorgo.
A comunidade do Mulungu está de parabéns, pois além de receber o projeto, ainda conta a assistência técnica, tendo como responsável a Sra. Isis Patrícia, técnica em agropecuária, que ficou responsável pela e implantação e acompanhamento, tornando os agricultores aptos a conduzir os quintais.

Está sendo implantado, também, a uma UTD - Unidade Técnica Demonstrativa de palma, por ser rica em sais minerais e composta por 80% de água, a palma é considerada uma grande alternativa nutricional para os rebanhos em períodos de longa estiagem.

Reunião com Cadeia Produtiva do Mel no Povoado Colônia e Assentamento Aroeira
Reuniram-se no dia 11 de dezembro, no povoado Colônia e Assentamento Aroeira, representantes de entidades relacionadas à Cadeia Produtiva do Mel Municipal e Estadual. A reunião foi aberta por Dra. Marivanda Eloy dando boas vindas falando do Projeto das Comeias para ampliação dos apiários e regularização da casa do mel do município, que está localizada entre a Colônia e o Buri. Em seguida, o presidente da Associação dos apicultores, Sr. Xavier, argumentou não tem condições de regularizar a casa do mel, por falta de recursos financeiros. Segundo, Dra. Solange, é preciso que se regularize a casa do mel, pois é uma exigência do governo, uma vez que, sem estar regularizada não é possível realizar convênios. E que a associação recebe um percentual pela extração do mel. Depois, a Sra. Eleuzina Oliveira, Secretária Municipal, em nome do prefeito municipal, Gordo de Raimundo, comprometeu-se em colaborar com a regularização da casa do mel. E aproveitando o ensejo salientou que o mel de Santa Brígida é vendido para as cooperativas de outras cidades, deixando a entender que nosso município não produz mel, uma vez que produzimos mais de 30 toneladas por ano.


1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

A 1ª Conferencia Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário realizada no município de Santa Brígida, no 13/06/2013, no Instituto Mandacaru. Teve como tema "Por um Brasil Rural com Gente do Jeito que a Gente Quer", contou com a presença da Sociedade Civil, Poder Público Municipal e Estadual, Entidades de Classe e agricultores. Tendo como objetivo debater e elaborar propostas pertinentes ao âmbito da Agricultura Familiar municipal, com os eixos temáticos:

Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar, Gestão e Participação Social, Abordagem Territorial de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida. As palestras foram ministradas por entidades que vivenciam a luta dos nossos agricultores. Depois os participantes foram divididos em grupos para elaboração das propostas a serem encaminhadas para a Conferência Territorial Semiárido Nordeste II.

A conferência foi um sucesso, pois temos uma equipe comprometida com o desenvolvimento deste município.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Participou da Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

Foi realizada nos dias 16 e 17 de julho do corrente ano, em Ribeira do Pombal (BA) a Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, do Território Semiárido Nordeste II, etapa preparatória para a Conferência Estadual e que teve como objetivo debater questões estratégicas para o desenvolvimento rural sustentável e solidário do território e a construção de proposições que vão subsidiar a elaboração, revisão e/ou qualificação dos Planos Municipais e Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Sendo que, dos dezoito municípios que compõe o Território Semiárido Nordeste II, Santa Brígida foi o único que realizou a conferência Municipal, feito destacado durante a Conferência Territorial.

E o mais importante é que nossas propostas foram quase todas aprovadas, e serão encaminhadas para Conferência Estadual, que se realizar-se-á nos dias 27, 28 e 29 de agosto, em Salvador. Onde Santa Brígida marcará presença, pois foi eleito um delegado representando o Poder Público, Sra. Eleuzina Oliveira e um suplente representando a Sociedade Civil, Sra. Vanúzia Sacramento, que irão representar nosso município.

Reunião com associações do município

O prefeito Gordo de Raimundo reuniu-se com os presidentes das associações e associados do município de Santa Brígida na última semana. O encontro foi para discutir melhorias para as comunidades e repassar projetos que estão por vir ao município.
Participaram da reunião além do prefeito, o gerente regional do Banco do Nordeste, Beneval, o gerente e o subgerente da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola) Manoel Uelbson da Silva, a técnica Isis Patrícia, a secretária de desenvolvimento econômico Eleuzina Oliveira e comunidades em geral.

Segundo Eleuzina - O município está recebendo seis motosserras, que irá beneficiar comunidades através das associações. A EBDA em parceria a Secretária de Desenvolvimento Econômico, implantaram na comunidade Mulungu, dez quintais agro florestais, beneficiando famílias com árvores frutíferas e plantas para ração animal.

Durante a reunião ficou acertado que os moradores formarão uma comissão, e cada comunidade escolherá seu representante, para discutir e elaborar projetos para melhorias em sua localidade.
O município dará assistência nas decisões tomadas, e caberá a fiscalização das associações para manter qualquer acordo a benefício.

Secretária de Desenvolvimento Econômico Eleuzina Oliveira participou de encontro com Secretários de Agricultura do Território Semiárido Nordeste

A secretária de Desenvolvimento Econômico Eleusina Oliveira que acompanhada do prefeito Gordo de Raimundo, onde ambos participaram do Seminário que reuniu Secretários de Agricultura, órgãos estaduais e federais, empresas de assistência técnica e produtores para discussão de políticas do setor para enfrentamento da seca e das dificuldades que atravessa o setor e com um propósito final da criação do Fórum Territorial de Secretários de Agricultura. O evento aconteceu em Jeremoabo e contou com as presenças da Deputada Fátima Nunes, da vice-prefeita de Jeremoabo, Janete; do Prefeito do município de Santa Brígida, Gordo de Raimundo; dos presidentes das câmaras de Jeremoabo, Ana Josefina e Fátima, Fábio; vereadores Antonio Chaves e Bino; do Núcleo Diretivo do Território, secretários ou representantes dos municípios Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Coronel João Sá, Euclides da Cunha, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Paripiranga, Pedro Alexandre, Ribeira do Pombal, Santa Brígida e Sítio do Quinto; representações dos seguintes órgãos Superintendência da Agricultura Familiar; representado por Maria Auxiliadora Lobo, Coordenação Estadual de Desenvolvimento Agrário, representado por MÁRCIA Virgínia Cerqueira Santos e Júlio César Bernardo; SEPLAN representado por Denes; Ministério do Desenvolvimento Agrário representado pelo Delegado no Estado, Welliton Rezende Hassegawa; CAR, representado pelo Superintende Dernival de Oliveira Júnior; vários órgãos regionais e locais como EBDA, Mata Branca, Gente de Valor e SEBRAE; organizações comunitárias como a COAPIS e Arcas; associações comunitárias e produtores, além do anfitrião Secretário de Agricultura, Luiz Carlos Bartilloti Lima.
Inicialmente, foi formada a mesa representativa que teve a participação de Janete, vice-prefeita Jeremoabo, que deu as boas vindas e demonstrou sua alegria em receber evento tão importante; Lula, secretário agricultura Jeremoabo que disse da importância da luta conjunta de todos em busca de soluções para a problemática de dificuldades do sertanejo; Deputada Fátima Nunes; Prefeito Gordo de Raimundo; Representantes do legislativo, Ana Josefina de Jeremoabo e Fábio, de Fátima; José Carlos, Coordenador Territorial; Hassegawa do MDA e Auxiliadora da Suaf, com todos destacando a natureza do encontro e sua finalidade.

Pela manhã, cada órgão destacou as suas ações e programas atuais, detalhando os pontos específicos em pauta, que foram:

SUPERINTENDENCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR (Maria Auxiliadora): programa Vida Melhor, Planos de Assistência Técnica e Extensão Rural e Implantação/restruturação dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável, cujo prazo para os municípios é até 30.06. COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (Márcia Virgínia): Regularização Fundiária (programa normal e varredura municipal); COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (Júlio César): Crédito Fundiário; MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO (Hasegawa): Ações do MDA de Apoio a Agricultura Familiar nos municípios; CAR (Dernival): ações e projetos da empresa;

Á tarde foi aberto o debate com os palestrantes, com inúmeros problemas do setor sendo colocados pelos participantes, que era direcionado para o órgão competente que apresentavam suas considerações, e que variavam desde efetivação de políticas públicas para o setor a problemas mais usuais da região como fornecimento de milho da Conab; instalação de poços artesianos; luz para todos; processos de assentamento, etc.

O Secretário Lula, de Jeremoabo, colocou a situação dramática que começam a atravessar os municípios, citando inclusive, exemplos estatísticos como a produção de leite, por exemplo, que em final de 2012 chegava a adquirir 20 mil litros de leite em Jeremoabo, atividade que já exercia antes de ser secretário, e que hoje compra apenas 4 mil litros, redução drástica e aproveitou para fazer vários encaminhamentos para o município como a regularização da estrutura física da Escola Agrícola, entrega de títulos de terra pela CDA e a perenização do Rio Vaza Barris. Logo após, a Deputada Fátima Nunes informou que a licitação da Escola Agrícola deve acontecer agora em maio e conclusão prevista para o final do ano.

Uma pauta que mereceu muita atenção foi a venda de milho pela CONAB com reclamação geral pela demora na entrega. Antonio Jackson, por exemplo, chegou a apelar por maior agilidade enfatizando que o grito que fazem os produtores agora é de "socorro mesmo" não é nem mais de simples ajuda e conclama os órgãos a auxiliarem na questão, no que foi apoiado por Marcelo Bonfim, Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Jeremoabo.

Fátima Nunes, do próprio encontro, já fez uma série de encaminhamentos tentando solução de algumas angústias colocadas pelos produtores e destacou as obras do Governo voltadas para captação de agua na região, como a água do Poço da Tranqueira para Pedro Alexandre, e a reserva da Bacia de Tucano que pode ser a redenção de muitos problemas.

No encontro, estiveram expondo seus produtos A Associações do Caritá, Associação do Monte Alegre, Associação do Chuquê, Associação Cidade Mãe, Associação da Bananeira e Cooperativa de Apicultores do Sertão.

No final, as avaliações do encontro foram muito positivas e, embora não possamos aqui destacar todos os pontos e problemas levantados, que serão apontados em relatório final a ser elaborado, os participantes saíram esperançosos de que as soluções serão tentadas para que tenhamos dias melhores para o conjunto da sociedade do semiárido baiano.

A Secretaria tem como parceira a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário (EBDA), através da Técnica Agropecuária, Ísis Patrícia, que consegue desenvolver ações maravilhosas, como: Emissão de DAP's, Inscrição do Garantia Safra, assistência técnica a Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, da comunidade Minuim. Temos, também, como parceira a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), tendo como responsáveis Anilton Oliveira e Josivania Braga, realizando os seguintes procedimentos: Guia de Trânsito Animal - GTA, emissão de ficha sanitária, cadastramento de criadores e rebanhos, vacinando contra a febre aftosa, raiva, brucelose e botulismo. Em caso de suspeita do rebanho faz-se outros procedimentos.