Perto de 2 bilhões de reais levará água a Santa Brígida

Autor: Fonte: josiasgomes.com.br
Deputado Josias e Prefeito Gordo de Raimundo

Perto de dois bilhões de reais serão liberados pelo governo federal para o projeto e a construção do Canal de Xingó e da adutora de Santa Brígida (BA), que levarão água para consumo da população e, ainda, para alimentar projetos de irrigação.

A informação foi transmitida ao prefeito Gordo de Raimundo, e o deputado federal Josias Gomes, ambos do PT da Bahia, pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Elmo Vaz.

De acordo com o gestor da Companhia, ele pretende ir a Santa Brígida, nos próximos dias, para assinar a Ordem de Serviço liberando os primeiros recursos referentes ao projeto do Canal de Xingó.

O Projeto do Canal de Xingó ligará Santa Brígida ao município de Canindé do São Francisco (SE), e tem até empresa licitada, a Ecoplan, para a elaboração do projeto técnico referente à primeira etapa da obra.

O dirigente da Codevasf informou, ainda, sobre a inclusão da Adutora de Santa Brígida, ligando este município à cidade de Paulo Afonso (BA), no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) III, que atenderá a diversos povoados do município.

Conforme o prefeito de Santa Brígida, "há uma enorme expectativa da população do município sobre o início das duas obras, que representam a solução para os problemas causados pela seca na região".

Gordo de Raimundo faz questão de reconhecer a importância do deputado federal Josias Gomes no encaminhamento das reivindicações de Santa Brígida, "um parceiro fundamental e que nunca faltou com seu trabalho em favor do nosso município".

Para Josias Gomes, "trabalhar em favor do semiárido baiano - especialmente em favor do município de Santa Brígida - é nossa obrigação, tendo em vista nossa estreita ligação com os interesses de toda a região, e é assim que vamos continuar agindo".

Santa Brígida

Por volta de 1940, Santa Brígida era apenas um pequeno povoado do município de Jeremoabo, composto por algumas casas de barro cobertas de palha. A agricultura, mal dava para a subsistência e a pecuária limitava-se mais a criação de bodes e cabras.

Santa Brígida era uma região famosa pela passagem de Lampião, por ser a terra natural da sua companheira Maria Bonita.

O povoado é elevado a sede de distrito, devido a um pedido do Beato Pedro Batista, tendo sido aberto um juizado de paz e um registro civil. É seu maior sonho, assim como o de seus romeiros maior graduado, emancipar Santa Brígida de Jeremoabo, tornando-o município independente. Isso aconteceu em 27 de julho de 1962, a emancipação política do município, tornando Santa Brígida um município politicamente independente, pela lei número 1757 de 27 de julho de 1962.