Gordo de Raimundo vai a Codevasf e atesta avanços no projeto do Canal de Xingó

Autor: Fonte:PMSB/ASCOM
Prefeito Gordo de Raimundo em reunião - CODEVASF

Juntamente com o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, o deputado federal Josias Gomes e Gordo de Raimundo, reuniram-se, no meio da tarde desta terça-feira, 29, com o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco-Codevasf, Elmo Vaz. Na pauta do encontro, o Canal de Xingó, que vai levar água do São Francisco ao vizinho estado de Sergipe, beneficiando com irrigação, na passagem, 10.000 hectares de terras em Paulo Afonso e Santa Brígida.

O presidente da Codevasf acertou com Josias e os prefeitos a realização de duas reuniões, uma em Paulo Afonso e a outra em Santa Brígida, para explicar à população dos dois municípios os detalhes da obra.

Segundo explicaram os técnicos da Codevasf, capitaneados pelo secretário-executivo Luiz Fernandes, a elaboração do projeto, já licitado, e a cargo da empresa Ecoplan, vai permitir a construção dos primeiros 130 quilômetros do canal, já beneficiando Paulo Afonso e Santa Brígida.

De acordo com Fernandes, a licença ambiental já está assegurada, e todo o estudo de solo, com o devido mapeamento geológico das áreas que se prestam à irrigação, já estão prontos, devendo a Codevasf agilizar sua implantação, tão logo a obra esteja pronta.

O prefeito Anilton Bastos, de Paulo Afonso, saiu da reunião entusiasmado com o avanço do projeto, seguro de que o governo da Bahia vai jogar de forma decisiva para que Paulo Afonso seja efetivamente beneficiada com os projetos de irrigação previstos.

É o mesmo que pensa o prefeito Gordo de Raimundo, de Santa Brígida, que prometeu mobilizar a população do município para a reunião com os técnicos da Codevasf, tão logo seja marcada a data.

O deputado federal Josias Gomes, que vem tomando a frente da luta pelo beneficiamento de Paulo Afonso e Santa Brígida, dentro do projeto do Canal de Xingó, não escondeu seu otimismo diante do estágio do projeto, no relato da Codevasf.