Prefeitura entrega óculos para alunos da rede municipal

Autor: Fonte:ASCOM/PMSB
Prefeito Gordo de Raimundo em Pronunciamento
Secretária de Saúde Elisângela com Alcivandes e Aluno
Alunos das Escolas

Alunos da rede pública municipal de ensino receberam óculos de grau do Programa Saúde Em Movimento. O Programa é coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação de Santa Brígida.

O prefeito Gordo de Raimundo entregou cerca de 106 óculos aos alunos contemplados disse que: "A entrega de óculos para os estudantes do nosso município proporciona mais qualidade de vida, na medida em que corrige os problemas de vista que tanto interferem no aprendizado nessa fase da vida. A partir de hoje, estas serão crianças mais atentas e com mais condições de ter um bom desempenho escolar", destacou o gestor.

A entrega aconteceu no Auditório Deputado Paulo Magalhães, na manhã desta Sexta-feira, dia 01. Participaram do evento o Prefeito e a secretária de Saúde Elisângela Silva, do secretário de educação Alcivandes Santos Santana, Verjane Farias coordenadora da diretoria de projetos em estratégia da SESAB, Marcos Antônio dos Santos, novo diretor regional da 10ª DIRES, Fabíola Augusta além de familiares dos alunos contemplados, professores, diretores da rede de ensino, entre outros.

O Programa Saúde em Movimento atendeu estudantes de 07 a 14 anos, da rede de ensino do município de Santa Brígida-BA, o atendimento foi realizado no dia 13 de março, na Escola Municipal Mãe Ana, onde foi montado o consultório móvel para o atendimento desses estudantes. Foi feita uma triagem em mais de 150 alunos de 10 escolas, os estudantes passaram por consultas médicas e exames oftalmológicos. Dentre estes alunos, 106 foram diagnosticados com problema na visão, e nesta sexta-feira, dia 01, os mesmos receberam os óculos gratuitamente.

A iniciativa faz parte do programa Saúde na Escola (PSE), elaborado pelo Ministério da Educação (MEC), que visa à integração e articulação permanente da educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos.

A secretária municipal de Saúde, Elisângela Silva ressalta o alcance da assistência prestada pelas secretarias municipais. "Uma boa visão é essencial para o desempenho na atividade escolar e esta ação da Prefeitura traz um grande benefício, por que o uso de óculos corrige as alterações na visão e garante a crianças e adolescentes uma condição favorável ao aprendizado", argumentou.

Por fim o secretário de Educação Alcivândes Santana agradeceu o empenho de todos, e destacou que essa ação só foi possível graças ao empenho de coordenadores, diretores, professores o prefeito Gordo de Raimundo, a secretária de saúde Elisângela Silva, segundo Alcivândes "O Programa Saúde na Escola possibilita vários benefícios aos educandos e maior rendimento escolar. Um exemplo é o fornecimento dos óculos aos estudantes que necessitam. O recebimento deles permite grandes avanços na aprendizagem".

Maria, estudante da Escola Municipal Mãe Ana, ficou muito feliz com seus óculos, pois a mesma apresentava dificuldades para enxergar nas tarefas realizadas em sala de aula.