Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Mês de Incentivo à Amamentação

Autor: Fonte: Cristiane Miná Medeiros
Reprodução



Como forma de incentivar a amamentação e esclarecer as dúvidas das gestantes e nutrizes de Santa Brígida, a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - NASF, com o apoio enfermeira obstetra Daniela Rodrigues, estará presente nas Unidades de Saúde do município, durante o mês de agosto, orientando sobre a importância do aleitamento materno para as mães e o bebê.

IMPORTÂNCIA DO ALEITAMENTO MATERNO

São inquestionáveis as vantagens do leite humano para a criança até o sexto mês de vida. A superioridade do leite humano está diretamente relacionada à sua digestibilidade, sua composição química balanceada, à ausência de fenômenos alergênicos e à sua ação antiinfecciosa.A amamentação é valorizada ainda como importante fator na promoção da interação mãe e filho, o que é recomendável para o bom desenvolvimento psico-emocional e social da criança (Bowby, J. 1990).

A OMS e Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo até 6 meses e a continuidade até os dois anos de idade.

As políticas na área da saúde da mulher e da criança têm colocado a amamentação como de extrema relevância social, particularmente para a classe social pobre onde a amamentação deve ser amplamente estimulada, por ser vital a sobrevivência das crianças no primeiro ano de vida, em razão das condições desfavoráveis de vida que traz implicações à saúde infantil.