Prefeitura de Santa Brígida realizou comemoração do “Novembro Azul”

Autor: Fonte:ASCOM/PMSB
Foto: Junior Nokhya
Dr. Ricardo ao Fundo palestrando
Foto: Jonatas Bezerra
André Manoel ao Fundo palestrando
Foto: Jonatas Bezerra
Participandes do evento

Com o intuito de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura Municipal de Santa Brígida, através da Secretaria de Saúde, realizou, na última quinta-feira (13), o movimento "Novembro Azul".

Apalestra de orientação aconteceu no Clube Municipal Hélio Alves de Oliveira, de início o Educador Físico Luiz Jafer realizou um alongamento com os participantes e em seguida houveram as palestras do Dr. Ricardo Lacerda e do do Apoiador institucional da Atenção Básica André Manoel, que intencificaram a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de abordar questões muitas vezes ignoradas, como o cancêr de pênis

Todo o evento foi coordenado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que conta com: Priscyla Raiamma (nutricionista), Thais Sandes (psicóloga) e Cistiane Miná (assistente social).

Saiba mais:

Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos.
Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA).

Câncer de próstata em números

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão. Estima-se que esse ano 68.800 novos casos sejam diagnosticados e, que apenas em 2011, mais de 13 mil homens tenham morrido em função da doença.

Como surgiu

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada para chamar atenção sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O movimento surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro.

Para deixar a saúde do homem em foco, neste mês, a Prefeitura de Santa Brígida, através da Secretaria Municipal de Saúde irá promover uma programação especial em função da Campanha "Novembro Azul" 2014.

PROGRAMAÇÃO:

Local: PSF KM 40
(Abrangendo o PSF Colônia)
Data: 20.11.2014 / Horário: 9 horas

Local: PSF Marancó
Data: 21.11.2014 / Horário: 9 horas

Local: PSF Minuin
Data: 25.11.2014 / Horário: 9 horas

Contamos com a sua presença!