Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Campanha de Vacinação contra a Aftosa segue a todo vapor em Santa Brígida

Autor: Fonte:Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa de 2014 começou no último sábado (1º) e vai até o dia 30 de novembro em toda a Bahia. Cerca de 4.315.718 bovinos e bubalinos com idade até 24 meses precisam ser vacinados. A meta da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), é ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, mantendo a imunidade elevada do maior rebanho do nordeste.

Em Santa Brígida, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico afirmou que a campanha segue de vento em polpa afirmou Eleusina Oliveira, segundo a secretária os criadores estão realizando o cadastro na sede da secretaria no horário das 7 ás 13 hs com Josivania e Anilton.Já a vacina e aplicada por Walberto, Gileno e Anilton ambos que possuem o credenciamento e autorização da ADAB.

Na avaliação do Secretário de Agricultura, Jairo Carneiro, o governo do Estado, em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adotou medidas padronizadas e uniformes que contribuíram para as conquistas, desde o status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação, em maio de 2001, até a redução da faixa etária vacinal em 2013 e a extinção da Zona de Proteção este ano.

"O maior benefício do nosso trabalho é tornar efetivamente igualitário o negócio pecuário baiano, para podermos ofertar as mesmas condições aos grandes e pequenos criadores de todo o território baiano, demonstrando que, quando há integração entre governo e setor produtivo, os ganhos são de todos e sempre em prol do homem do campo", disse o secretário ao reafirmar também o compromisso com o pequeno criador da agricultura familiar.

No prazo de 15 dias após a aplicação da vacina, os criadores devem comparecer nas unidades da Adab, munidos da nota fiscal de compra, para declarar todo o rebanho de bovinos e bubalinos, por sexo e faixa etária. Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária (isentos da vacinação), também estão obrigados a declarar e atualizar seu rebanho, evitando desta maneira sanções administrativas previstas em lei.

O diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explica que ter uma boa base cadastral é extremamente importante para a manutenção do status sanitário, juntamente com o índice de imunização, a vigilância ativa e a fiscalização intensiva. "Por isso, o criador deve declarar também todas as espécies de animais existentes nas propriedades", conclui Torres, já que o monitoramento dos dados é fundamental para a tomada de decisões e o norteamento das ações. "A cada degrau atingido na prevenção contra a febre aftosa, aumenta o compromisso dos criadores e seu empenho na vacinação dos seus animais para uma agropecuária ainda mais forte e segura".

"Vacine e declare todo o rebanho. Não perca os prazos e datas limites, evitando assim as multas e penalidades", concluiu o diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, ao reforçar que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa entre os bovinos, bubalinos, suínos, caprinos, ovinos.