Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Secretaria de Meio Ambiente e GAASB alertam para conscientização na Fonte de Pedra na Serra do Galeão

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB


A Fonte de Pedra em Santa Brígida (BA) está praticamente seca na Serra do Galeão. Ela fica as margens da serra e o fluxo que a forma já deixou de existir. Na tarde desse sábado, 21, uma equipe do GAASB subiu a serra para realizar uma pesquisa de campo e descobriu o ocorrido.

A fonte que já foi o principal meio de abastecimento da cidade, servindo para utilidades domésticas, hoje se encontra da pior forma possível. E para chegar a essa conclusão, não foi preciso realizar estudos para comprovar que, desde quando começou a chegar água na torneira da pia, que a população foi esquecendo a importância da fonte. É tanto que a poluição do lugar é visível, o lixo doméstico está por todo lado, sem contar dos dejetos de animais que fica quando há cavalgado na cidade o que contribui para seu visual de desprezo.

Revitalização

A revitalização da fonte é fundamental, é preciso entender que o planeta está passando por um período grave de abastecimento e fontes como estas são de extrema importância. Mesmo que sua água não seja utilizada mais como antigamente, é preciso manter a vida na fonte, são árvores que necessitam dessa água! É evidente que essa estiagem contribuiu para a seca. A fonte de pedra assim como tantas outras são formadas por espaços nas rochas do subsolo que são preenchidos com a água da chuva que penetra pela superfície, e vem a terra por meio das raízes das árvores. "Agora só nos resta rezar para que chova e fazer a nossa parte, não contribuindo mais para a poluição do lugar".