Município finalizou com sucesso Etapa do Programa piloto Água Doce (PAD)

Autor: Fonte: Assessoria de Comunicação Social Ministério Meio Ambiente
Fotos: Assessoria de Comunicação Social Ministé

As obras do Programa Água Doce (PAD) na Bahia foram iniciadas esta semana. Técnicos da equipe nacional do Programa estiveram em Paulo Afonso (BA) para capacitar servidores do núcleo estadual, consultores e os responsáveis, das empresas contratadas, pela execução das atividades. "É muito importante que todos estejam bem afinados com a metodologia do Água Doce", destacou o diretor de Revitalização de Bacias do Ministério do Meio Ambiente, Renato Saraiva.
O convênio da Bahia é o maior no âmbito do programa - R$ 61 milhões. O Estado receberá 385 sistemas de dessalinização que beneficiarão cerca de 150 mil pessoas. Nesta última quinta-feira (05) teve início à obra do projeto piloto no município de Jeremoabo finalizando na cidade de Santa Brígida onde equipes do Ministério do Meio Ambiente, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente da Bahia é Pernambuco além de Secretários Municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico das cidades de Jeremoabo a exemplo da prefeita Ana Bel de Sá que também se fez presente ao evento.

Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente de Barreiras e outras cidades que poderam acompanhar e ver na Unidade Demonstrativa (UD) que é um sistema de produção integrado, onde a comunidade obtém água para consumo humano, e ainda utiliza o concentrado (o que sobra após a dessalinização) na produção de peixes e na irrigação de plantas que servem de alimento a caprinos e ovinos.

O anfitrião do evento o prefeito Gordo de Raimundo disse que as UDs são uma forma de gerar água potável, aumentar a segurança alimentar com a produção da tilápia e o aumento de renda com a engorda do gado ovino e caprino que será alimentado com a forrageira erva-sal - planta típica da Austrália introduzida no processo de dessalinização da água e preservação do solo.

FINALIDADES

Coordenado pelo MMA, o Programa Água Doce faz parte do conjunto de ações do Plano Brasil sem Miséria. O objetivo é estabelecer uma política pública permanente de acesso a água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. De modo simplificado, o sistema de dessalinização purifica a água coletada por meio de poços e a disponibiliza em espaços como um tanque ou um chafariz. A ação leva em conta cuidados ambientais, técnicos e sociais.
O programa prioriza as regiões em situação mais críticas. Lugares com os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados pelos planos. Assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiárido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores.