A Escola que queremos depende do que fazemos, assim foi a Jornada Pedagógica

Autor: Fonte: Marcelo França/ASCOM/PMSB

A Secretaria de Educação por meio da Prefeitura de Santa Brígida realizou mais uma edição da Jornada Pedagógica 2015 com o Tema Escola que queremos depende do que fazemos, o evento aconteceu no Clube Municipal Helio Alves de Oliveira e contou com as presenças de profissionais da educação como professores, diretores, coordenadores, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia/Regional Paulo Afonso reprsentada pela sua Presidente Esmeralda, Sindicato dos Professores de Santa Brígida representado por Jeober Marinho da Silva além do Secretario de Educação Alcivândes Santana e o prefeito Gordo de Raimundo.

Em sua fala o prefeito disse que 2015 será um ano de retração nos investimentos feitos pela União, estados e municípios. Entretanto, fez questão de ressaltar que os ajustes fiscais e a política de austeridade aplicada no início da gestão vão fazer com que "Santa Brígida supere a crise com tranqüilidade e segurança". Logo depois, citou como ações já na sua gestão impactaram no dia a dia dos alunos e servidores e de como a política educacional da Administração readequou os espaços de ensino e melhorou a qualidade da Educação no Município. "O tema proposto é palpitante e, certamente, vai nos ajudar a fazer da Educação uma ferramenta para garantia dos direitos fundamentais de cada cidadão", finalizou.

Já o Secretario de Educação Alcivândes Santana ao fazer uso da palavra destacou a parceira entre os professores para que eles executassem as ações para o fortalecimento da educação do município.
O secretario ressaltou a "co-responsabilidade" de todos os atores envolvidos com o processo educacional na busca pelo aprimoramento e qualificação do ensino público. Alcivândes Santana também citou a "Teoria do Caos" e um pensamento do filósofo alemão Friedrich Nietzsche para discorrer sobre gestão compartilhada e o compromisso de tratar a "Educação como um bem maior". "Convoco toda a rede para honrar a confiança que os pais e a sociedade depositam em nós, educadores", conclamou.

Objetivo da Jornada Pedagógica:

Com o objetivo de buscar o avanço da educação do município, com união de todos que são atores da educação municipal e de todas as discussões realizadas em reuniões com o secretário de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e da maioria dos profissionais da educação do município. A Secretaria de Educação, pensando na melhoria da qualidade do ensino aprendizagem de Santa Brígida e na organização do trabalho desenvolvido pelas escolas em conjunto com a secretaria municipal de educação, desenvolveu o modelo de jornada pedagógica em que não foi realizado nos últimos anos. Nisto o planejar do desenvolvimento das ações pedagógicas e administrativas nas escolas do ensino fundamental e da educação infantil traçando metas para a melhoria da qualidade de ensino. Com o intuito de elaborar projetos a serem desenvolvidos no decorrer do ano letivo.

As atividades foram realizadas no clube hélio Alves de oliveira, na abertura com palestra e apresentação da situação em que se encontra a educação nos últimos anos, onde foram apresentado dados com os resultados, e um diagnóstico da educação em 2013 e 2014, para a partir dos dados traçarmos as metas e as estratégias para 2015, será apresentado o calendário 2015 e a proposta da secretária de Educação para 2015.
As atividades foram desenvolvidas através de palestras, discussões e registros, onde foram realizados encontros nas escolas, e no clube com um mediador, mediando as discussões e realizando os registros. Após todas as discussões nos grupos foi elaborado um documento, oficial para as escolas cumprirem no decorrer do ano letivo fazendo intervenções quando necessário.
Nos dias seguintes as atividades foram realizadas nas escolas, cada escola com seu grupo de professores e demais funcionários, onde os mesmos elaboraram um plano de trabalho para desenvolverem ao longo do ano letivo, de acordo com o seguimento que atua na escola, durante o ano letivo em 2015, no seguimento Administrativo, pedagógico, alimentação, limpeza e segurança da escola. De acordo com as orientações da secretária Municipal de Educação, que distribuiu seus técnicos no acompanhamento da elaboração dessas atividades.

O tema do fórum foi Ranços e Avanços da Educação de Santa Brígida-BA.

Em que no evento houve a participação do:

- Apresentação dos Dados da Secretaria Municipal de Educação 2013/2014.
- Apresentação dos Problemas e Propostas da Escola Municipal Pedro Batista.
- Apresentação dos Problemas e Propostas da Escola Municipal José Alves Portela
- Apresentação dos Problemas e propostas da Escola Municipal Mãe Ana
- Apresentação dos problemas e propostas do Centro Educacional Antonio da Silva Feitosa
- Apresentação dos problemas e propostas do Centro educacional Zenor Pereira Teixeira
- Apresentação dos problemas e propostas do Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão
- Apresentação dos problemas e propostas das Escolas Reunidas.
- Apresentação dos problemas e propostas das Escolas Nucleadas do Núcleo I
- Apresentação dos problemas e propostas das Escolas Nucleadas II
- Apresentação da Creche Municipal Deputado Luiz Eduardo Magalhães
- Apresentação dos problemas e propostas da Escola Municipal Deputado Luiz Eduardo Magalhães.
- Levantamento dos problemas que serão prioridades. Votação das propostas.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS

- Apresentação dos índices e resultados das escolas em 2013 e 2014.
- Levantamento dos problemas da escola, elaboração de metas.
- Distribuição de funcionários por seguimento, elaboração de plano de trabalho para 2015 de acordo com os problemas levantados em cada seguimento.
- Elaboração do plano de trabalho.
- Elaboração de currículo 2015
- Elaboração do Plano de Ação da Escola.