Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Campanha de vacinação contra influenza já começou, confira os locais de vacinação na sede do município

Autor: Fonte: Marcelo França
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Teve início na última segunda-feira, dia 4 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Saúde. A campanha, que se estenderá até o dia 22, terá como público alvo pessoas com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Vacinação em Santa Brígida:

Na Sede I antiga maternidade, Sede II Conjunto Habitacional Madrinha Dodô sempre no horário das 08 ás 17 hs.

A influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação. A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem sendo ocorrendo desde 1999, e ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.