Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Santa Brígida vai receber o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

Autor: Fonte: Marcelo França


Em Santa Brígida a Secretaria Municipal de saúde Elisângela Silva assinou o termo de adesão na manha desta quinta-feira (23) em um encontro no Auditório Municipal Paulo Magalhães, que contou com as presenças dos profissionais de Aaúde do Município, a chefe de gabinete Marivônia Marques representou o prefeito Gordo de Raimundo por conta de sua viagem à Brasília, secretários de governo, assessor de comunicação Marcelo França além do poder legislativo representado pelo vereador Orlando do Araújo.

A unidade móvel do programa estará em Santa Brígida no período de 22 a 28 de agosto, com a previsão de atender a 757 mulheres com realização de exames de mamografia. Os resultados sairão entre 30 e 40 dias e nos casos positivos as pacientes serão acolhidas pela equipe da Secretaria e farão exames complementares para o tratamento. As equipes das Unidades Básicas já estão sendo treinadas para atender, encaminhar e acompanhar as pacientes desde a triagem até a realização do exame.


Para a Secretária de Saúde Elisangela Silva "A vinda do programa para Santa Brígida representa o salvamento de vidas além de um conquista para as mulheres que poderão ter um diagnostico mais preciso na luta conta o câncer de mama" disse a secretária.

Em viagem o prefeito Gordo de Raimundo enviou mensagem pedindo empenho de todos para o Rastreamento do Câncer de Mama. Segundo o prefeito "É uma oportunidade grande para o diagnostico precoce desse mal que atinge cada vez mais a população quanto mais cedo for feito o diagnostico maiores são as chances de cura, Gordo finalizou dizendo que todos nós podemos e devemos fazer esse esforço em prol da vida,falando com vizinhos,amigos,parentes, esposos,namorados fazendo assim uma grande mobilização para essa ação" frisou o prefeito.

De acordo com representantes da SESAB Cléia e Lisandra, os desafios do programa são: contribuir de forma complementar com a Rede de Atenção à Saúde, no diagnóstico precoce do câncer; priorizar as Regiões de Saúde/Municípios ainda não contemplados; consolidar a estratégia através do retorno às Regiões de Saúde/Municípios promovendo ciclos de atenção; garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à mamografia bilateral de rastreamento, através da Estratégia Itinerante; ofertar exames para diagnóstico do câncer de mama, as mulheres que apresentarem imagens inconclusivas após realização da mamografia de rastreamento na Estratégia Itinerante; encaminhar para o tratamento (cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia) na Rede SUS, mulheres com diagnóstico de câncer de mama identificado na Estratégia Itinerante.

De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o tipo mais comum entre as mulheres. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) constatou que é nessa faixa etária, que ocorre o maior índice de câncer de mama, e se diagnosticados precocemente podem ser tratados, evitando complicações futuras.


As mulheres dessa faixa etária, procurem seu PSF, apresentando os seguintes documentos:

- Cópia do RG

- Cópia Comprovante de Residência

- Cartão SUS