Mulheres de Santa Brígida abraçaram o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama que segue até o dia 28

Autor: Fonte: Marcelo França

Mulheres, moradoras do município de Santa Brígida, que têm entre 50 e 69 anos, podem fazer mamografias gratuitamente pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

A ação na cidade começou no último sábado (22), com as presenças do prefeito Gordo de Raimundo, secretária municipal de saúde Elisângela Silva, equipes de saúde, agentes comunitários além de profissionais da (SESAB). A expectativa é que sejam atendidas cerca de 757 mulheres que estão na faixa etária de atendimento, no município.

O prefeito Gordo de Raimundo destacou a importância do exame para a saúde da mulher. “"O câncer é uma doença que muitas vezes não apresenta sintoma no início. Mais tarde, quando se descobre, o tratamento é mais difícil, mais doloroso e pode não dar certo. O diagnóstico precoce vai facilitar muito e possibilitar o tratamento e a cura da doença" disse o prefeito. ”

Para a Secretária de Saúde Elisangela Silva. "A vinda do programa para Santa Brígida representa o salvamento de vidas além de um conquista para as mulheres que poderão ter um diagnostico mais preciso na luta conta o câncer de mama", disse Elisangela.

Segundo dados da secretaria municipal de saúde até agora nos três dias de exames já foram atendidas 457 mulheres entre sede e área rural.

A secretaria municipal de saúde também está disponibilizando para a população serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, apresentações, palestras que falam desde a saúde bucal até a higiene pessoal da mulher, também estão sendo divulgados serviços que são ofertados no Centro Médico de Saúde através da secretaria municipal de saúde.