NASF realizou atividade sobre a importância do Aleitamento Materno

Autor: Fonte: Marcelo França


Nesta quinta-feira (15) foi realizada pela Equipe do Núcleo de Saúde da Família - NASF, na UBS Sede I e III, uma dinâmica sobre a importância do aleitamento materno como forma de incentivar a amamentação e esclarecer as dúvidas das gestantes e nutrizes. Na oportunidade, as participantes interagiram e tiraram todas as dúvidas sobre o aleitamento e suas vantagens para as mães e o bebê. Também foi explanada a importância de uma alimentação equilibrada na gestação e no período de amamentação.

A importância do Aleitamento Materno

O aleitamento materno é completo porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açucares e proteínas. Todos apropriados para o organismo do bebê;
Possui também, muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não é encontrado no leite de vaca;
É adequado, completo, equilibrado, suficiente para seu bebê. Não existe leite fraco;
É feito especialmente para o estômago da criança, por isso apresenta mais fácil digestão.
Além do mais o leite materno é limpo, não apanha sujeira como a mamadeira, está pronto a qualquer hora e na temperatura certa, além de não ter nenhum custo financeiro.
Sem falar que o aleitamento materno também beneficia a família da criança, aumentando os laços entre a mãe e o bebê durante a amamentação, diminui o sangramento da mãe após o parto, faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, diminui o risco de câncer de mama e ovários, é econômico e prático.