2º Ação Voluntária realizada na Serra do Galeão, parceria entre GAASB e Secretaria de Meio Ambiente

Autor: Por: Rafael L. Deveza

No último domingo (17) voluntário do GAASB juntamente com o grupo Natrilha estiveram na Fonte de Pedra em Santa Brígida, e coletaram 13 sacos de 500 litros cheios de resíduos, de calçados a plásticos despedaçados, o espaço em torno da fonte acumula uma enorme variedade de resíduos, caracterizando o descarte do lixo domiciliar proveniente da comunidade que ocupa uma vasta área às margens da nascente na Serra do Galeão.

Essa ação que tem o apoio da Secretaria de Meio Municipal Ambiente também contribuiu para eliminar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti impregnados nos resíduos, embora infelizmente a água parada após a última chuva acumulada na Fonte de Pedra esteja repleta de larvas do mosquito acreditamos que a mesma água não dure muito tempo por lá, em vista que algumas pessoas que utilizam ela para dar aos animais diariamente.

Mas nosso objetivo principal foi ir a campo justamente para dar o pontapé inicial em uma discussão junto ao órgão ambiental do município, visando elaborar um projeto de engajamento social, onde por meio da união com a comunidade e de parcerias, para que possamos promover ações efetivas onde o principal objetivo é resgatar as áreas degradadas proveniente do desmatamento, queimadas, criação de animais e construções de moradias na Serra do Galão, que por conseqüência a primeira seqüela foi à seca da nascente da Fonte de Pedra. Mais isso tem que acabar! Não podemos deixar que a destruição continue.