Profissionais de diversos setores da Prefeitura de Santa Brígida participarão em Paulo Afonso de Capacitação Em Contas Públicas

Autor: ASCOM / PMSB

Profissionais e Secretários Municipais que trabalham em diversos setores e departamentos da prefeitura de Santa Brígida como: Contabilidade, Gabinete, RH, Controladoria, Saúde, Planejamento, Cultura, Digitalização e Educação os profissionais participarão de evento Capacitação em Contas Públicas promovido pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB).

Desde o inicio de sua gestão que o prefeito Gordo de Raimundo tem incentivado aos funcionários da Administração a participarem e a se capacitaram como forma de adquirirem mais conhecimento melhorando a eficiência no atendimento ao público.

UPB Itinerante, que vai até sexta-feira (26), tem vagas gratuitas e está com inscrições abertas pelo site. A segunda edição do UPB Itinerante acontece de 24 a 26 de maio, das 8h às 17h, na cidade de Paulo Afonso, na Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro Rua da Alegria, s/nº - Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da UPB www.upb.org.br. O treinamento faz parte de uma série de capacitações que vem percorrendo a Bahia, fruto da parceria entre a União dos Municípios da Bahia (UPB) e o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), por meio da Escola de Contas, com apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae. O primeiro dia do encontro contará com a participação de técnicos especializados para orientar os prefeitos sobre as formas de prestação de Contas do TCM, Controle Interno e Convênios Federais, junto a CEF e Compras públicas. Já o segundo e terceiro dias serão destinados a oficinas técnicas sobre o Sistema Integrado de Gestão - SIGA e TCM.
Idealizador dos encontros, o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, destaca que "o objetivo é contribuir para a excelência da gestão municipal, atuar pedagogicamente e mostrar os caminhos legais para diminuir os índices de contas rejeitadas", avalia. O presidente acrescenta que "muitos prefeitos têm suas contas reprovadas ou aprovadas com ressalvas por pequenas falhas, em virtude de desconhecimento". O evento tem o objetivo de melhorar o corpo técnico que trabalha com as contas dos municípios baianos, eliminando as principais causas de rejeição pelos órgãos de Controle Externo. O UPB Itinerante proporciona aos prefeitos e técnicos participantes melhor orientação, maior segurança e mais eficiência na execução orçamentária. O intuito da capacitação é instruir sobre a devida aplicação dos recursos e prestação de contas, realçando assim o caráter orientador e pedagógico do TCM.
O UPB Itinerante tem como público-alvo os prefeitos, Secretários de Administração, Finanças, Controladores, Contadores, Comissões de licitações, Técnicos do Planejamento, Contabilidade, Recursos Humanos e demais profissionais envolvidos na execução da prestação de contas municipais. Serviço UPB Itinerante Paulo Afonso Local: Escola Municipal Vereador João Bosco Ribeiro Rua da Alegria, s/nº - Centro Data: 24 a 26.05 Horário: das 8h às 17h Inscrições: www.upb.org.br

Confira a programação do UPB Itinerante.

Dia 24 de maio de 2017 - Orientações para os Gestores e Servidores Municipais 8h - 9h - Acolhimento e Credenciamento 09h - 10h - Abertura Solene 10h - 10h50min - Conhecendo o TCM/BA: Aspectos, forma e operacionalização do Órgão de Controle Facilitador: Ronaldo Nascimento Sant´Anna - Auditor Substituto de Conselheiro do TCM 10h50min - 12h - Prestação de Contas no âmbito do TCM/BA: Metodologia e normatizações Facilitador: Adelmo Gomes Guimarães - Diretor Adj. Escola de Contas do TCM 12h - 13h30min - Intervalo para almoço 13h30min - 13h50min - Convênios Federais - Caixa Econômica Federal Facilitador: Cleostenes Ferreira de Oliveira-Coordenador de Filial da Gerência Executiva de Governo em Feira de Santana 13h50min - 14h40min - Principais aspectos da LRF em matéria de contas municipais; Facilitador: Alessandro Prazeres Macedo - Assessor Jurídico do TCM 14h40min - 15h- Compras públicas por meio da micro e pequena empresa - SEBRAE Facilitador: Representante da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae na Bahia. 15h - 15h40min - Requisitos para contratação de bens e serviços na Administração Pública Municipal Facilitador: Maria da Conceição Castellucci Ferreira Murici Guimarães - Assessora Jurídica do TCM 15h40min - 16h20min - Lei de transparência aplicada a Administração Pública Municipal Facilitador: Antônio Emanuel Andrade de Souza - Auditor Substituto de Conselheiro do TCM 16h20min - 17h - A importância do Controle Interno na Administração Pública Municipal. Facilitador: Karina Menezes Franco - Auditora Estadual de Controle Externo do TCM 17h - Encerramento.

Dia 25 de maio de 2017 - Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM Facilitadores: Adelmo Gomes Guimarães - Auditor Estadual de Controle Externo do TCM e Francisco de Assis Nunes de Oliveira - Auditor Estadual de Controle Externo do TCM 08h - Introdução da prestação de contas eletrônica 09h - Captura - módulo cadastro 12h - Intervalo para almoço 13h30min - Captura - Módulo Informes Mensais 17h - Encerramento Dia 26 de maio de 2017 - Oficina técnica sobre SIGA e E-TCM 08h - Captura - Módulo Informes Mensais 10h - Captura - Relatórios 12h - Intervalo para almoço 13h30min - Prestação de contas eletrônica - E_TCM 14h30min - Analisador para controladores e gestores 17h - Encerramento .