Religiosidade, Tradição, Cultura e Fé marcaram a Semana Santa em Santa Brígida

Autor: Com informações: PASCOM – Paróquia de Santa Brígida da Suécia

A Semana Santa é uma das épocas mais bonitas em Santa Brígida Uma programação foi cuidadosamente elaborada pela Secretaria de Cultura E Turismo em parceria com grupos e a paroquia de Santa Brígida da Suécia.

Principais momentos.

Na tarde da Sexta-feira Santa na Igreja de São Pedro aconteceu a celebração da Paixão do Senhor, em seguida deu -se início à dramatização da crucificação de Jesus Cristo sendo esse um dos momentos mais esperado pelos católicos e o público de Santa Brígida. Logo após seguiu -se a procissão do Senhor morto com os homens na frente e depois as mulheres.

Um outro momento também foi a missa que foi presidida pelo Pe. Honildo Carvalho, junto com os coroinhas, ministros da eucaristia além 12 homens da comunidade representando os 12 apóstolos. Durante a missa o padre repete o gesto de Jesus Cristo com os apóstolos lavando os pés dos 12 homens da comunidade que estão representando os 12 apóstolos.

Em mais uma demonstração de fé, os caóticos de Santa Brígida puderam acompanhar na noite do Sábado santo na Igreja Matriz, a Vigília Pascal presidida pelo pároco Honildo. A celebração foi iniciada em frente à Igreja com a benção do fogo, após a benção inicia -se o rito para acender o Círio Pascal, logo em seguida foi acendida a vela de cada cristão ali presente, e assim em procissão para Igreja dando continuidade à celebração.

Foram vários momentos em que a comunidade católica pode renovar a sua fé e reviver os últimos momentos de Jesus Cristo durante sua passagem na terra, orações, procissões, ladainhas, ofícios de Nossa Senhora e momentos de partilhas na Casa Beato Pedro Batista marcaram a semana Santa.

Por fim no Domingo de Páscoa 01 de Abril fiéis se reuniram na Igreja Matriz às 19:00h para a Solenidade da Páscoa do Senhor, no qual foi presidida Dom GuidoZendron Bispo da Diocese de Paulo Afonso e pelo Pe. Honildo pároco da Paróquia Santa Brígida da Suécia. Assim também Dom Guido iniciou a segunda etapa da Visita Pastoral no município.

Dom Guido em sua homilia disse: Tudo que vem de dentro de nós cristão nasce a partir da ressurreição. Quantas vezes falamos em nossas vidas que não dá tem mais jeito, mas a partir de uma vida com Cristo tudo tem jeito disse o Bispo Diocesano.

A Páscoa marca o fim da Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias.