Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Secretária de Cultura e Turismo participou em Salvador do Congresso Brasileiro de Turismo Religioso

Autor: Fonte: ASCOM/PMSB



Cerca de 20 milhões de brasileiros e 50 mil estrangeiros viajam pelo Brasil motivados pela fé e religiosidade, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Eventos. O País possui pelo menos 96 atrações religiosas, distribuídas em 344 municípios e que movimentam, em média, R$ 15 milhões por ano, de acordo com levantamento do Ministério do Turismo.

Estes são alguns dos dados que motivou a realização do primeiro Congresso Brasileiro de Turismo Religioso, evento que aconteceu na Bahia nos dias 9 a 12 de maio, no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, onde reuniu empresários, profissionais, agentes de pastorais, representantes governamentais e de instituições que atuam no setor para discutir seu potencial competitivo e os caminhos para viabilizar seu crescimento.

Organizado pela Pastoral de Turismo da arquidiocese de Salvador (Pastur), o Congresso também tem como objetivo divulgar a atratividade dos destinos religiosos e partilhar conhecimento sobre as melhores formas de promover empreendedorismo e sustentabilidade nesta atividade.

Presente nos dias em que aconteceu o evento a Secretária de Cultura E Turismo da prefeitura de Santa Brígida Marivônia Marques disse que "O turismo religioso vem crescendo muito no Brasil e no mundo inteiro. Para a cidade de Santa Brígida, por sua própria história, mística e sua expressiva quantidade de templos antigos, é muito positiva a realização desse evento. Serve para a gente se aperfeiçoar, melhorar os serviços e nos equipar para oferecer as condições necessárias e exigidas para o turista", disse Secretária.

O Nordeste é o líder do Turismo Religioso, segundo Ministério do Turismo; é a região com maior número de procissões, romarias e celebrações religiosas, que concentra pelo menos 250 manifestações.

O evento tem os apoios da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo na Bahia (Fecomércio-BA), Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Associação Baiana dos Agentes de Viagens (ABAV), Associação Baiana da Indústria Hoteleira (ABIH), Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e Sebrae-BA.

Durante toda a programação, ocorreu também a Feira de Turismo Religioso, com expositores do setor de todo o país