Reunião sobre HNAS com municípios pactuados acontece nesta terça-feira (29) em Paulo Afonso

Nesta terça-feira (29), os municípios pactuados estarão reunidos com representantes de diversas entidades para debater sobre a decisão da Chesf em suspender os serviços no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS).

Participam do encontro membro da Secretaria de Saúde Estado da Bahia (Sesab), representantes do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, Conselho Municipal de Saúde, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), entre outros. Além de Paulo Afonso, os municípios pactuados são: Glória, Rodelas, Abaré, Macururé, Chorrochó, Santa Brígida, Jeremoabo e Pedro Alexandre.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), falou sobre o anúncio da Chesf. "A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi surpreendida pelo anúncio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) de suspender a realização de atendimentos no Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), na cidade de Paulo Afonso (BA). A unidade hospitalar, que vem sendo mantida por meio de convênio entre a Chesf e a Prefeitura de Paulo Afonso desde a sua fundação, configura-se hoje como o principal equipamento hospitalar da região, que abrange municípios da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. Com a decisão anunciada de forma unilateral, sem consultar os entes envolvidos, a Chesf descumpre acordo iniciado em 2015 e firmado em agosto de 2018, com a participação dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, Governo da Bahia, Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, UNIVASF e EBSERH, através do qual a unidade seria federalizada e transferida para gestão universitária, após investimentos de R$ 45 milhões na reforma e ampliação da unidade".