Dia Mundial da Conscientização do Autismo foi celebrado em Santa Brígida

As secretarias Municipais de Educação Esporte E Lazer e Desenvolvimento Social, através do Nape - (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado), realizou nesta terça-feira (2), O Dia Mundial de conscientização do Autismo. Visando esclarecer, informar e chamar a atenção da sociedade para a causa do Transtorno do Espectro Autista - TEA. O movimento contou com a participação de alunos, comunidade escolar, crianças atendidas pelo CRAS, secretários municipais e simpatizantes da causa.

Durante o evento, foram realizadas brincadeiras, pinturas, abraços simbólicos além da distribuição de folhetos informativos na construção de uma sociedade inclusiva, reunindo comunidade escolar, representes da causa e sociedade civil.

O que é o Autismo?

• O Autismo cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista - TEA, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticado entre os 2 e 3 anos de idade.

• Os sinais aparecem nos primeiros anos. Quanto mais cedo percebidos, diagnosticado, e iniciado o tratamento, melhor será o desenvolvimento da criança.

• Dificuldade na interação social
• Prejuízo na comunicação
• Alterações comportamentais

Em todo o mundo, 21,7 milhões de pessoas tem Autismo, a condição é 5 vezes mais comum em meninos do que em meninas. Crianças Autistas conseguem se relacionar socialmente melhor quando fazem aula de teatro.
Crianças autistas podem precisar de acompanhamento psicológico e pedagógico, mas, mais do que tudo elas precisam de amor, atenção, cantinho e respeito, como qualquer criança.