VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Santa Brígida - BA através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizaram no último dia 25, a VIII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, com a seguinte temática: "DIREITOS DE TODOS COM FINANCIAMENTO PÚBLICO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL".

Na composição da mesa, fez-se presente o Vice Prefeito Sr. Cirineu, a Secretária de Desenvolvimento Social a Sra. Lucilene Machado, a Presidente do CMAS Sra. Neuma Matos, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores o Sr. Tinho de Heleno, a representante dos trabalhadores do SUAS a Sra. Elaine Cristina, e representando os usuários dos serviços sócio assistenciais a Sra. Dalva Cavalcante, tendo ainda como convidados, o Secretário de Assistência Social de Nova Glória o Sr. Tássio, a palestrante Sra. Sheila Veiga, o Secretário de Educação o Sr. Edson Manoel, o Chefe de Gabinete o Sr. Damião Torquatro.

Fizeram-se também presentes os Vereadores, Rafael Costa, Roberto do Vicente, Orlando do Araújo, Mariel Magalhães e Adegilson Carvalho, e a Secretária de Cultura a Sra. Marivônia Marques.

As atrações culturais do SCFV abrilhantaram a VIII Conferência, onde os Grupos do CRAS e SCFV fizeram apresentação de seus trabalhos em stands, e tendo a palestra magma sendo realizada pela Assistente Social e Colaboradora do SUAS a Sra. Sheila Veiga.

O evento teve como objetivo, "analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema único de assistência social na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios", disse a Secretária Lucilene, além disso, o Secretário Tássio frisou a importância dos repasses continuados do cofinanciamento para que as ações não sejam prejudicadas.

O Vice Prefeito parabenizou o prefeito pelo o seu total apoio a assistência social do município, e o Presidente da Câmara Sr. Tinho de Heleno, falou da importância das ações estar chegando às comunidades onde vivem a maior parte da população, e parabenizou a Secretária e o Prefeito por não medirem esforços para que as ações aconteçam com qualidade para os usuários.

Os trabalhos foram divididos em três eixos temáticos, sendo eles: 01 - Deveres Sócio Assistenciais e os Deveres do Estado; 02 - Gestão e Financiamento Público, e 03 - Participação Social. No evento também aconteceu uma apresentação do CMAS aos

conferencistas e uma homenagem singela aos conselheiros, Sr. André Manoel, a Sra. Dalva Cavalcante, Sra. Eleuzina Oliveira e a Sra. Valdimira Torcato, por toda a contribuição. Por fim, o evento encerrou-se com a escolha dos delegados e um delicioso almoço para os conferencistas.