Santa Brígida esteve participando do Encontro de Culturas do Mundo que aconteceu em Mata de São João

O distrito de Imbassaí, situado em Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia, recebeu, de 24 a 26 de janeiro, o Encontro de Culturas do Mundo, que tem como objetivo divulgar e celebrar a diversidade cultural. A programação inclui apresentações, oficinas, exposições, feira de economia solidária, além de fóruns e palestras sobre astrologia, educação para a paz, cosmologia e filosofia intercultural.

Dentre os destaques do evento estão foram às performances de Said Guissi e do grupo Aissawa, provenientes da cidade de Fes, no Marrocos. Eles são caracterizados pelo uso simultâneo de instrumentos de sopro e percussão, em um ritmo acompanhado por cânticos e danças que constituem a música sagrada sufi. O público poderá conferir ainda vivências com as etnias indígenas Kayapó Mebengokre, Pankararu, Potiguara e do Alto Xingu; e práticas de Mindfulness (Atenção Plena), treinamento meditativo que desenvolve a habilidade de centrar a atenção no presente.

Presente no evento pela terceira vez sendo essa apresentando a dança de São Gonçalo de Pedrosa - São Gonçalo Pernambucano, a Secretária de Cultura E Turismo da prefeitura de Santa Brígida, Marivônia Marques afirmou que ´´Nós apoiamos diversos movimentos culturais que existem em nosso município, então como representante da Diversidade Cultural, o nosso papel é ampliar a Cultura não só no lugar em que moramos mais em todo o País disse a secretária.

"Marivônia acrescentou ainda que ´´ Se a Cultura não está sendo utilizada como instrumento de cidadania, a gente tem que reformular a maneira de se pensar a Cultura" pontuou a mesma.

"O Encontro de Culturas é uma oportunidade para valorizarmos os saberes e conhecimentos ancestrais e dos povos originários, e enfatizarmos a convivência com a diversidade e o exercício da empatia", observa Glaucia Rodrigues, diretora do Centro de Estudos Universais (AUM), associação sem fins lucrativos realizadora do evento. "Os representantes do Alto Xingu

são o melhor exemplo de convivência e tolerância: diferentes etnias, falando diversas línguas e convivendo pacificamente no mesmo território. Esse é um aprendizado que precisamos que ter", acrescenta.

O evento foi organizado em parceria com a Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge e Aldeia Multiétnica, projeto que promove trocas e une os povos indígenas para fortalecimento de suas culturas individuais e lutas em comum.