SEDES realizou a IX Conferência Municipal da Assistência Social de Santa Brígida

O Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Brígida-BA com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Brígida e seus profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEDES) promoveram ontem (31 de agosto) a IX Conferência Municipal de Assistência Social.

O Tema Central: Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado, com Financiamento público, para enfrentar as Desigualdades e garantir Proteção Social.

As profissionais técnicas do SUAS de Santa Brígida desenvolveram os subtemas da conferência com a presença dos usuários, representantes de entidades, governo e sociedade civil.

Diante da conjuntura do país, fez-se necessário trabalhos com pequenos grupos em locais estratégicos seguindo todas as orientações de proteção da OMS e MS.

EIXO I: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.

Mediadoras: Elaine Silva (Assistente Social) e Neuma B. de Matos (Psicóloga)

EIXO II: Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

Mediadora: Tamilys (Assistente Social)

EIXO III: Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.

Mediadora: Edilma Brasil (Assistente Social).

Apoio: Edneide Alves (Coordenadora dos Conselhos)

EIXO IV: Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.

Mediadoras: Denize Carvalho (Assistente Social) e Andreza Santos (Gestora do Cadunico e Programa Bolsa Família).

EIXO V: Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

Mediadoras: Neuma B. de Matos (Psicóloga) e Elaine Silva (Assistente Social).