Administração do prefeito Gordo de Raimundo completou 100 dias dando uma nova realidade ao município

Administração do prefeito Gordo de Raimundo completou 100 dias dando uma nova realidade ao município

ASCOM


O prefeito Gordo de Raimundo completou 100 dias de governo nesta quarta-feira (10), durante a oportunidade o gestor reuniu-se com secretários e assessores para tratar de ações que já foram feitas desde o inicio de sua administração. Durante a reunião cada secretário pode expor seus trabalhos desde quando assumiram as suas pastas, confira o que já foi feito na administração do prefeito Gordo de Raimundo.

Ações da Secretaria de Saúde:

A Secretaria de Saúde de Santa Brígida vem desenvolvendo um trabalho voltado para reestruturação dos serviços de saúde, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos profissionais e a qualidade da assistência prestada à população, apesar das inúmeras dificuldades encontradas.
Dentre as ações desenvolvidas nos primeiros cem dias de gestão destacam-se:

• Adesão e contratação de um médico através do Programa do Governo Federal PROVAB (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica);

• Contratação de um ônibus adequado e confortável (ar condicionado, banco executivo) para transportar os pacientes cadastrados no Programa Tratamento Fora Domicílio (TFD) de Santa Brígida a Salvador;

• Reativação do Laboratório Municipal de Análises Clinica;

• Ampliação do acesso à população a medicações de uso contínuo adquiridos com recursos próprios;

• Conserto e manutenção dos quatro consultórios odontológicos e outros equipamentos dessa secretaria;

• Reativação do serviço de fisioterapia com novos equipamentos, ampliação do atendimento e melhoria da qualidade;

• Aquisição e ampliação de medicamentos e materiais médico-hospitalares proporcionando a população o atendimento regular nas unidades de saúde;

• Ampliação do quadro de servidores da saúde com o intuito de melhorar a qualidade das ações desenvolvidas;

• Ampliação do acesso da população a exames e consultas especializadas através de convênios;

• Ampliação do atendimento médico no Centro de Saúde Rosália Lomanto;

• Contratação de obstetra/ginecologista para atender as mulheres do município, em especial as gestantes de alto risco;

• Conserto, recuperação e manutenção dos veículos dessa secretaria.

A Secretaria de Saúde vem somando esforços na elaboração de novos projetos com o propósito de ampliar os serviços e sua qualidade. A inquietude nos leva a buscar a formação de uma comunidade mais integrada e participativa nas ações de saúde.

Ações da Secretaria de Desenvolvimento Social:

Programa do Leite - É um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional do Governo Federal que tem como objetivo complementar as necessidades nutricionais das crianças, incentivando os pequenos produtores rurais na produção de leite. Beneficia em torno de 430 crianças de 4 a 8 anos matriculadas na rede municipal de ensino as quais recebem 5 litros de leite por semana.

Programa Nossa Sopa - Também faz parte de um Programa da Segurança Alimentar e Nutricional uma parceria entre as Sedes, Voluntárias Sociais da Bahia e EBAL. Foi reestruturado para atender um maior número de famílias. A sopa está sendo distribuído tanto na Sede (área urbana) quanto na Zona Rural.

A Secretária Municipal Desenvolvimento Social, possui também outros serviços: do Credibahia; Casa dos Conselhos e o Centro Digital de Cidadania. CREDIBAHIA que oferece um empréstimo aos pequenos agricultores e/ou empresários autônomos que necessitam de financiamento para manter seus negócios, com juros mínimos. O Conselho Tutelar localizado à Rua Juscelino Kubistchek, 235 atende em defesa dos direitos das crianças e adolescentes com suas famílias.

Ações da Secretária de Agricultura:

Preenchimento de Cafir - Cadastro de Imóveis Rurais; Contrato de Comodato; Recibo de Compra e Venda; Declaração de ITR - Imposto Territorial Rural; Consulta do CCIR - Certificado de Cadastro do Imóvel Rural; Abastecimento de água com carro-pipa (com, aproximadamente, 400 famílias atendidas, num total de 500 carradas). Operação Pipa do Exército com 420 tickets mensal, totalizando 1260 tickets. Com incentivo e iniciativa de Sandra da Silva, e através da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) via Associação, o projeto do Umbu e Caju que envolve três Associações: Associação do KM 40, Associação da Comunidade Caraibeiras e l a Associação do Núcleo Colonial Aroeira, recebe dos produtores as frutas e repassa para as entidades cadastradas, para que as mesmas repassem as frutas para as famílias cadastradas no programa entre outras ações.

Ações da Secretária de Educação:

Matriculas 2013 planejamento e Execução da Jornada Pedagógica;
Nomeação e lotação de diretores; Organização do Quadro de Funcionário; Discussão sobre a implantação e implementação do Plano Municipal de Educação; Reestruturação e Inicio da plataforma freire, Pro infância contemplação de quadras cobertas, Adesão ao PROAM- (Programa de Apoio a Educação, Compra de Fardas para creche, Fechamento de Escolas com o objetivo de redução de turmas multsseriadas); Em 2013 Escolas Rurais:
Turmas Multsseriadas - 38 turmas seriadas- 08 além de visita as escolas.

Ações da Secretária de Infraestrutura:

Mutirão de limpeza na sede do município bem como essas ações se estenderá as comunidades de Km 40, Colônia, Minuim e Marancó. Na sede as Ruas Alto Novo, Padre Cícero e Avenida Rui Barbosa além das praças Raimundo Santana Gomes e Pedro Batista.A prefeitura também realizou a limpeza e aterramento do esgoto que há vários anos vinha prejudicando a saúde dos moradores que residem na sai da Rua Dos Romeiros, local abrigava além da água suja dejetos e animais mortos. O prefeito também determinou que a área onde fica o lixão que fica localizado na entrada da cidade,o lugar fosse cercado para evitar que pessoas continuassem a entrar no local como forma de prevenir a plóriferação de doenças até que a prefeitura encontre um local apropriado e a área seja revitalizada.

A secretaria de Infraestrutura está realizando através do departamento de poços a manutenção de 11 poços artesianos como também já colocou em funcionamento e fez substituições de bombas submersas. Segundo o Secretário de Infraestrutura Isaque Cordeiro, onde o mesmo afirmou que essas ações visam amenizar os efeitos da seca no município, Isaque fez questão de destacar o poço artesiano do povoado Trapiá que depois de 03 anos o poço da localidade já estar jorrando água para à comunidade, o secretário também destacou o poço artesiano do povoado Quixabeirão voltou a funcionar depois de 06 anos, afirmou Isaque.

Confira os poços artesianos que estão sendo beneficiados:

Circo Velho, Baixa do Mocó, Carteira, Trapiá, Baixinha do Mulungu, Vicente de Cima, Caraibeiras. A secretária de infraestrutura também realizou energização dos poços das comunidades Caraibeira II e IV, e Malhada Grande.

Reunião e capacitação com garis e margaridas

Aconteceu na Casa Beato Pedro Batista uma reunião com os garis e margaridas, o objetivo da falar sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI), na oportunidade estiveram presentes Drª Hélia técnica em segurança no trabalho além de Caroline fisioterapeuta. Ambas falaram sobre o uso do equipamento de segurança como forma de proteção evitando doenças e acidentes, devido ao tipo de sérico que realizam no município.

Operação tapa buraco na BA 305 trecho entre o Km 40 e a sede do município

A prefeitura de Santa Brígida através da Secretária de Infraestrutura realizou a operação tapa buracos no trecho de 13 km que compreende a sede do município até o km 40 na rodovia BA 305. O Prefeito Gordo de Raimundo também determinou a limpeza dos acostamentos, pois o mato estava invadido a pista dificultado a visibilidade dos condutores que trafegam pelo local.

O prefeito Gordo de Raimundo destacou que É por isso que a Prefeitura não para de ofertar, a cada obra, mais qualidade de vida para os Santabrigidenses viverem melhor!

Anteriores

1 até 10 de 28   Próximo »   Último »