Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Programa Roteiros Caminhos do Sertão, Bahiatursa e SEBRAE tentam trazer mais turistas para o estado e o‏ município

Autor: Correio Da Bahia

Carcaças de boi, sertanejos sofrendo e solo rachado. Apesar do rastro de destruição deixado pela seca no Sertão baiano, é justamente nessa região que a Bahiatursa e o Sebrae Bahia estão apostando para trazer turistas para o estado através do programa Roteiros Caminhos do Sertão. Eles montaram dois roteiros turísticos que serão lançados hoje no II Salão Baiano de Turismo.

No final do mês, a Bahiatursa e o Sebrae dão início a um programa de capacitação de empreendedores em 11 cidades, incluindo Canudos, Euclides da Cunha, Jeremoabo e Santa Brígida, por onde passam os dois roteiros. "O turismo é uma alternativa à agricultura e à pecuária da região, porque pode gerar emprego e renda. Além do bioma (a caatinga) de lá ser único no planeta, a cultura sertaneja é única. O modo do sertanejo comer, fazer feira e festejar é só daqui", explica Tiago Mendes, consultor do Sebrae e sócio da empresa baiana de turismo DAventura.

Segundo pesquisa do Sebrae, 40% dos atrativos do Sertão baiano só são encontrados lá, como a história de Antônio Conselheiro e da Guerra de Canudos e a rara espécie da Arara Azul de Lear.

O primeiro roteiro que será apresentado hoje é centrado em Jeremoabo e aposta no ecoturismo, com a observação de pássaros. Na região, que se estende até Santa Brígida, os artesãos serão beneficiados. O segundo roteiro proposto quer explorar a canoagem em Canudos e Euclides da Cunha.

Para Mendes, a região ainda pode ter outros roteiros. Pelo estudo, as 11 cidades têm potenciais específicos para atrair turistas (veja mapa ao lado). "Nosso foco é fazer com que os empreendedores e empresários assumam os 33 projetos que pensamos para a região", conta. De acordo com ele, 660 vagas serão abertas nas 11 cidades em três módulos: planejamento estratégico, gestão financeira e gestão de pessoas. Essa etapa de capacitação deve ter fim em 2016.

Ontem, a movimentação de interessados se inscrevendo no programa em Jeremoabo foi grande, DIZ a integrante da Fundação Serra Branca, Teresa Nolasco. A família dela é dona da Fazenda Serra Branca, que faz parte de um dos roteiros da Bahiatursa e do Sebrae. "O programa vai ser muito bom pra região. Serra Branca tem uma cultura muito rica, vários artistas e uma área verde preservada há mais de 30 anos".

Pelo menos 30 empreendedores, incluindo prefeituras locais, já estão envolvidos no programa, que pretende seguir o caminho do Projeto Canudos, desenvolvido pela Universidado Estado da Bahia (Uneb) desde a década de 90, que implantou o Museu da Guerra e o Parque Estadual de Canudos.

"No ano passado, mais de 10 mil pessoas visitaram a cidade e, neste ano, já passamos esta faixa", conta o professor e pró-reitor de Planejamento da Uneb, Luiz Paulo Neiva. Ele se diz otimista com os novos roteiros, mas faz uma ressalva. "A questão do turismo é importante, mas é preciso ter uma rede de infraestrutura hídrica. Ninguém faz turismo onde não há água. O sistema de irrigação de Canudos, por exemplo, está obsoleto".

O estudo do Sebrae identificou essas e outras deficiências, como a falta de hotéis e restaurantes, que terão que ser atacadas para que o projeto dê certo.

II Salão Baiano de Turismo começa hoje no Centro de Convenções

Os dois roteiros elaborados pelo Sebrae-BA em parceria com a Bahiatursa para o Sertão baiano serão apresentados no II Salão Baiano de Turismo, que começa hoje e termina no domingo, no Centro de Convenções, em Salvador. A estimativa de público é de 12 mil pessoas. O evento terá estandes comerciais, para artesanato e personalizados (com as 13 zonas turísticas da Bahia).

O Salão contará ainda com áreas para gastronomia, com a realização de aulas ao vivo na Cozinha Show, espaço para rodada de negócios e locais para a participação dos 31 municípios da Bahia que mais recebem turistas. Uma área do evento será reservada para a exposição de segmentos turísticos, como turismo de aventura, turismo náutico e ecoturismo. No Núcleo do Conhecimento serão discutidos temas para o desenvolvimento do setor, com a presença de convidados.

Secretário de Estado dos EUA vem a Salvador discutir vistos

O secretário de Estado americano, John Kerry, escolheu Salvador para reunir-se com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Antonio Patriota, publicou ontem o colunista Ilimar Franco, do jornal O Globo. Segundo ele, os dois tratarão de temas como investimentos conjuntos em energia, o fim do visto para turistas brasileiros em visita aos EUA e relações políticas nos organismos internacionais.

O fim do visto é uma antiga reivindicação do Brasil, e o embaixador americano no país, Thomas A. Shannon, já afirmou que o país está próximo disso. Para obter a vantagem, 97% dos pedidos de visto de brasileiros precisam ser aprovados pelos americanos. No ano passado, esse índice ficou em aproximadamente 95%.

Feira ganha 1º Ibis em cidade do interior nordestino

Foi inaugurado ontem o hotel Ibis Feira de Santana, segundo da rede na Bahia - o primeiro, o Ibis Salvador, fica no bairro do Rio Vermelho. A incorporadora feirense Grupo Braga investiu R$ 25 milhões na construção do hotel, cuja bandeira pertence à rede francesa Accor.

"Além do turismo de negócios, Feira ainda é um destino atrativo para o lazer e grandes eventos, como a micareta, e grandes feiras e exposições", diz o diretor adjunto de Desenvolvimento de Novos Negócios da Accor para o Brasil, Eduardo Camargo.

Segundo a assessoria do empreendimento, o hotel, localizado na área do Boulevard Shopping, no bairro de São João, tem nove andares, 126 apartamentos e vai gerar 24 empregos diretos e 72 indiretos. "O Ibis Feira de Santana irá gerar desenvolvimento e renda para a cidade", afirma Orlando Braga, presidente do Grupo Braga.