Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Conferência de Desenvolvimento Rural reúne associações de produtores de Santa Brígida

Autor: ASCOM



Galeria de imagens Galeria de fotos

Foi no último dia 13, no auditório do Instituto Mandacaru, que aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Santa Brígida, organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que contou com as presenças de associações de agricultores e criadores de animais, autoridades locais, o Gerente da EBDA em Paulo Afonso, Sr. Manoel Uelbson e os palestrantes Edvalda Aroucha, da ONG Agendha; o Tencico da CAR, Adailton Carneiro; Fredrico Pahlm, Biólogo e Presidente da ONG Nordesta e o Tecnico da EBDA, Manoel Mendes, além de institutos e outras organizações não governamentais representadas.

O prefeito Gordo de Raimundo ressaltou o que a conferência representava para o município, destacando que Santa Brígida produz grãos (feijão, milho...) em escala pequena, porém, que deve ser considerada e valorizada, mas que não encontra mecanismos ou políticas que assistam com maior relevância esta produção, tornando o município isolado e minúsculo no setor, na região.

O surgimento de políticas específicas para este setor, como resultado das discussões, após as abordagens dos eixos temáticos, era algo bastante esperado, já que os próprios conferencistas (por serem eles mesmos que põem a "mão na massa"), sabem quais as dificuldades que os rodeiam, e às vezes conhecendo os caminhos que precisam trilhar para melhor se desenvolverem em suas atividades, apenas não sabendo como dar os passos. 

A Secretária Municipal, Eleuzina Oliveira, em entrevista à assessoria de comunicação da prefeitura, falou sobre a quantidade de participantes no evento por ser razoável, mas o que importava era a qualidade que se tinha, o que facilitaria se chegar a um consenso rápido e necessário para aprovação das ações, o que realmente aconteceu. 

Após terem sido apresentadas as ações prioritárias, unanimemente escolhidas pelo público, foram eleitos delegados e suplentes que representarão o município na etapa estadual e nacional.