Prefeito de Santa Brígida passa a Casa do Mel para Associação dos Apicultores

Autor: ASCOM
Prefeito Gordo de Raimundo assina concessão de uso da Casa do Mel

Em reunião realizada nesta terça (16), no povoado Cana Brava com a associação de apicultores da comunidade, o prefeito Gordo de Raimundo celebrou a assinatura do comodato que garante a esta a concessão de uso da Casa do Mel por um período de dez anos.

Com isso, a associação passa a administrar diretamente o prédio e os equipamentos já existentes, inclusive assumindo toda a responsabilidade sobre o imóvel e sobre o programa, que continuará contando com o apoio da prefeitura. No entanto, ela poderá contar também com a facilidade de atrair investimentos provenientes do Governo do Estado e de instituições bancárias, através de financiamentos para aquisição de implementos e materiais diversos.

Em 2012, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, mediante exigência do Estado, tentou junto ao ex-gestor do município a expedição do documento que permitiria a celebração de convênios e captação de recursos para alavancar o empreendimento pelo qual as famílias daquela região passaram a contar como renda alternativa, mas essencial para sua sustentação, porém, não houve êxito.

Na ocasião da reunião na comunidade Cana Brava, o prefeito destacou algumas ações que tem realizado em toda a área rural no que se refere à instalação de redes de água, manutenção de poços artesianos e bombas, envio de carros-pipa para abastecimento dos reservatórios, entre outras.

O presidente da associação, o senhor Francisco Xavier, falou em nome dos associados agradecendo a iniciativa da prefeitura e a atenção que tem recebido da prefeitura e principalmente pela emissão do comodato que chega em momento crucial, já que por conta das chuvas na região, os criadores de abelhas já se preparam para um crescimento na produção do mel, já que o clima é propício a isto.

Desde a construção da Casa do Mel em 2007, Santa Brígida tem se tornado referência para outras cidades, despertando o interesse de instituições e organismos do governo (que tem acompanhado todo o processo de manuseio do produto) em apoiar estes produtores, fortalecendo-os e garantindo maior visibilidade do produto no mercado.

A CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) tem acompanhado e treinado os apicultores de Santa Brígida afim de que o produto chegue ao mercado com qualidade e higiene garantidas. Logo o mel e seus derivados passarão a fazer parte da merenda escolar como forma de incentivo à agricultura familiar, o prefeito garantiu total adesão ao programa.