Estudantes participam da 1ª Conferência Infantojuvenil de Santa Brígida

Autor: Paulo Roberto (Provídeo Comunicação) / ASCOM
Fotos: Cleandro Robson

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e em parceria com escolas do município, realizaram no mês de agosto, a 1ª Conferência Infantojuveni pelo Meio Ambiente.

A Conferência na Escola é o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, com o Tema Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.

O processo da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve as seguintes etapas:

• Conferência nas escolas (obrigatória) - até o dia 31/08/2013;
• Conferencias municipais e/ou regionais (opcional) até o dia 06/10/2013;
• Conferência estadual (obrigatória) até o dia 25/10/2013 e
• Conferência nacional do dia 25/11 a 29 /11/2013.

Em Santa Brígida, quatro escolas realizaram a conferência:

• Colégio Municipal Pedro Batista (sede),
• Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão (povoado Marancó),
• Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira (povoado Colônia) e
• Centro Educacional Antônio da Silva Feitosa (povoado Minuim).

A conferência conseguiu despertar em todos, mas principalmente nos adolescentes e jovens, uma consciência de co-responsabilidade para com o ambiente em que vivem, levando-os a compreenderem que o trato com o meio em que estamos inseridos é equivalente a busca pela paz, tem que começar por nós.

De acordo com os organizadores, em todas as escolas a participação foi bastante expressiva, superando as expectativas.