A conservação do macaco endêmico do bioma caatinga – Macaco Guigó

Autor: Sec. Meio Ambiente

Esta matéria faz parte dos resultados do Projeto de Preservação do Macaco Guigó "Salve Guigó". Resultado alcançado graças às ações de sensibilização, valorização e reconhecimento do envolvimento das associações, alunos, professores, povoados, Secretaria de Meio Ambiente e a Prefeitura Municipal de Santa Brígida-BA. Atores que convivem no entorno das áreas registradas com a presença do Callicebus barbarabrownae (Guigó-da-caatinga). Catalogados através do georeferenciamento, no município de Santa Brígida, o monitoramento dos pontos de observação e coleta de dados de pesquisa da Reserva Biológica "Saco da Arara", em terras daquela Fazenda, desenvolvida pela ONG, Associação Nordesta Ecossistema.

Através de oficinas e palestras buscou-se a participação, envolvimento e sensibilização do ser humano enquanto agente causador das ameaças ao guigó e enquanto agente consciente, ecológico, recuperador e protetor do Meio Ambiente.

A evolução da espécie humana, mesmo com as observadas comprovações das Teorias Darwinianas, continua induzindo incógnitas e interrogativas para percepção do universo psicobiofísico, em tal conceito da evolução. Demais o estudo da Ordem Primatas ao Homo erectus. Tais pesquisas científicas da primatologia envolvem e oferecem dados indissociáveis da característica fundamental dos espécimes correlatos - adaptação ao meio e a busca do domínio das suas ofertas para a sobrevida agrupada. Movem cientistas e suas produções dedicadas ao avanço da compreensão e das etapas da perpetuação do conhecimento do Homo sapiens.

No campo observatório em Santa Brígida, na Bahia, as pesquisas sobre o único membro da família Pitheciineae endêmico do bioma caatinga, o Callicebus Barbarabrownae, (macaco guigó). No sítio da internet, o site www.nordesta.org registra quase uma década destes estudos, objeto do projeto Salve Guigó. O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Santa Brígida além da parceira para o monitoramento e preservação das áreas estratégicas da Reserva Ambiental Fazenda Saco da Arara, está estudando um encaminhamento do projeto de lei à Câmara Municipal adotando o macaco guigó símbolo oficial da proteção ambiental do Município de Santa Brígida-BA. Com colaboração e apoio da Prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos.

Frederico Pahlm Ribeiro Gonçalves, Biólogo, Primatólogo e Conservacionista da Associação Nordesta Ecossistema;
Tarcianna Carla Dantas Gama, Bióloga da Prefeitura Municipal de Santa Brígida - Ba.