Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Santa Brígida será beneficiada com o canal do Xingó

Autor: Marcelo França (ASCOM)

A audiência está sendo realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em observância à legislação ambiental.

Nos encontros serão discutidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIA) do projeto. Todos os interessados estão convidados a participar das audiências públicas, especialmente as populações dos municípios beneficiados: Santa Brígida e Paulo Afonso, na Bahia; e Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Porto da Folha e Nossa Senhora da Glória, em Sergipe, em reunião que acontecerá dia 07.

O Canal do Xingó bombeará água captada no Rio São Francisco para os municípios sergipanos de Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória, assim como para Paulo Afonso e Santa Brígida, na Bahia. Os recursos hídricos providos pelo canal servirão ao abastecimento humano e à inclusão produtiva. As obras serão financiadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e executadas em Regime Diferenciado de Contratações (RDC). A primeira etapa do projeto terá cerca de 130 quilômetros e beneficiará aproximadamente 70 mil pessoas.

Com vazão de até 36 metros cúbicos por segundo, o Canal do Xingó terá origem em Paulo Afonso. A água percorrerá por gravidade os primeiros 103 quilômetros do canal até Poço Redondo, em Sergipe, na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba- mantido pela Codevasf. As obras têm custo estimado de R$ 2,4 bilhões e serão executadas pela Codevasf.