Prefeito Gordo participa em Jeremoabo debate a implantação de sistema de monitoramento eletrônico

Autor: ASCOM / PMSB - Texto: Adalberto Moreno "Jeremoabo Agora"

O comandante do 20º Batalhão da Polícia Militar do Estado da Bahia, o Tenente Coronel Josemar Pereira Pinto, apresentou na tarde da segunda-feira, 10, o Projeto inicial de Vídeomonitoramento para Jeremoabo. O Vídeomonitoramento a ser usado na cidade é um sistema analógico, em que várias câmeras serão usadas em tempo real para monitorar, capturar e/ou armazenar imagens (vídeos) do centro da cidade, desde a Câmara de Vereadores até a Praça da Rodoviária, com 13 câmeras espalhadas em pontos estratégicos.

O Coronel Josemar destacou alguns dos objetivos do Projeto, que seguirá para o Conselho Comunitário de Segurança de Jeremoabo para ser debatido com os comerciantes e com as autoridades locais. "Em uma semana esperamos ter um projeto definido para Jeremoabo e daí iniciarmos a instalação das câmeras de monitoramento. Nós já temos em Paulo Afonso, Pedro Alexandre e agora em Jeremoabo. Existe também a preocupação de outros municípios tanto que hoje aqui tivemos a presença dos prefeitos de Santa Brígida e de Sítio do Quinto".

A reunião, que foi conduzida pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Jeremoabo, Marcos França, contou com a presença de várias autoridades civis e militares, a exemplo da Presidente da Câmara de Vereadores de Jeremoabo, Ana Josefina Melo de Carvalho; dos prefeitos Gordo, de Santa Brígida, e Cleigivaldo, de Sítio do Quinto; do Comandante da 3ª Cia da Policia Militar da cidade, Capitão Josival Batista Gonçalves; do delegado substituto de Jeremoabo, Dr. João Lira; da Presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Gerluce Carvalho, entre outras autoridades.

O projeto inicial apresentado tem um custo estimado em R$ 55.000,00 e prevê a instalação de 13 câmeras, mas, por sugestão dos presentes, poderá ser modificado para o sistema digital e ampliado para 16 câmeras com cobertura estendida para os trevos da saída para Paulo Afonso, do entroncamento da BR 110 com a BR 235, além da entrada do Hospital Municipal.

A esperança do Tenente Coronel Josemar é de que as 13 cidades abrangidas pelo 20º tenham videomonitoramento, o que irá contribuir significativamente para diminuir os índices de violência.