Santa Brígida esta na lista de telecentros selecionados pelo Governo Federal a participar do PNAID

Autor: Fonte: ASCOM/PMSB
Alunos recebendo certificados dos cursos ofertados pelo CDC

O Centro Digital de Cidadania - CDC, em parceria com a secretaria Municipal de Educação,  foi selecionado na primeira etapa para participar do PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE INCLUSÃO DIGITAL - PNAID

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta segunda-feira (2), no Diário Oficial da União (DOU), o resultado final do edital para escolha dos telecentros participantes do Programa Nacional de Formação de Agentes de Inclusão Digital (Pnaid). Ao final da análise dos recursos, foram selecionadas 793 unidades em todo o país, que serão responsáveis por indicar os jovens que participarão do curso oferecido pela iniciativa.

A próxima etapa será marcada pela abertura do período de inscrições de candidatos que integram os telecentros participantes para integrarem o Pnaid. Após, serão lançados os editais para escolha dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), responsáveis por organizar o conteúdo e ministrar o programa de formação à distância.

A expectativa é que os jovens iniciem a capacitação em 2018. Durante dez meses, o jovem selecionado receberá uma bolsa e, paralelamente aos estudos, atuará como monitor no telecentro, ajudando os usuários da comunidade. Ao final do programa, ele deve desenvolver um projeto voltado à população com foco na melhoria dos serviços prestados pelo telecentro ou no estímulo ao uso dos serviços de governo eletrônico.

O QUE É UM TELECENTRO?

São espaços equipados com computadores e acesso à Internet, são abertos à comunidade onde podem ser desenvolvidas atividades de inclusão digital, por exemplo, cursos e oficinas.

O objetivo do telecentro é promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades de inclusão digital aos cidadãos. Os telecentros foram instalados por meio de parcerias entre ministérios, prefeituras e entidades da sociedade civil.