Prefeitos da região participaram de reunião sobre projeto de Equoterapia do 20º BPM

Autor: Fonte: ASCOM/PMPA - Fotos: Fábio Salvador

O Projeto Salvar de Equoterapia, iniciativa de cunho social do 20º Batalhão da Policia Militar, atende crianças com necessidades especiais de Paulo Afonso e outras 12 cidades da região. A equipe instalada nas dependências do batalhão, conta com o apoio de fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos, profissionais que contribuem com o tratamento das crianças assistidas pelo projeto.

No último dia 26 de janeiro, o comandante do 20º Batalhão, tenente-coronel Carlos Humberto, realizou uma reunião em seu gabinete, com prefeitos dos treze municípios parceiros do projeto. O objetivo do encontro foi reafirmar o compromisso dos gestores em continuar sendo incentivadores. "A proposta é continuar contando com o apoio dos governantes municipais para prosseguirmos oferecendo o tratamento às crianças beneficiadas na equoterapia", disse o comandante.

Ainda segundo o militar, em 2018, a ideia é atender cerca de 200 famílias das 13 cidades parceiras, edificando e potencializando ainda mais o trabalho. Atualmente, 92 famílias são atendidas.

A equoterapia é importante no tratamento de crianças que têm síndrome de down, autismo, paralisia cerebral e outras necessidades. Segundo autoridades em saúde, já está comprovado que o método terapêutico estimula o desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos praticantes, possibilitando novos aprendizados no processo de inclusão social.

Presente na reunião o prefeito de Santa Brígida Carlos Cleriston Santana Gomes (Gordo de Raimundo) garantiu o fortalecimento e apoio por meio de sua administração ao projeto e disse que "É muito bonito ver a evolução das pessoas atendidas aqui. Sei que isso é fruto do esforço de todos, pais, familiares e profissionais", destacou o prefeito.

Além dos prefeitos, participaram da reunião, o secretário de Saúde de Paulo Afonso, Ivaldo Sales Jr e o vereador Lourival Moreira (PSC) por Paulo Afonso, a Secretaria de Saúde de Santa Brígida Elisangela Silva.