Prefeito e Secretária de Desenvolvimento Econômico participaram do Território Semiárido Nordeste II

Autor: Fonte: ASCOM/PMSB

Apoio à comercialização, segurança alimentar do rebanho, assistência técnica e extensão rural, Bahia Mais Forte Terra Legal, projeto de Mecanização Rural, edital do Bahia Produtiva, entre outras iniciativas que fazem parte de uma "cesta" de ações contribuem para o desenvolvimento rural dos municípios baianos, foram apresentadas por gestores e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nesta sexta-feira (10), no auditório da Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, Território Semiárido Nordeste II.

"O nosso objetivo é chamar os prefeitos, secretários de agricultura, cooperativas e associações para que elas compreendam como podem se beneficiar dos programas voltados para o desenvolvimento rural. A gente sabe que a economia rural é algo importante dentro da economia global do município, e nós estamos favorecendo a ampliação de renda, contribuindo para melhoria da qualidade de vida do homem no campo, para que ele possa ganhar mais, pois quando a agricultura familiar vai bem, o comércio e os serviços da cidade também ganham", destaca o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias.

O evento da SDR nos territórios, chamado de Parceria com os Municípios para o Desenvolvimento Rural, pretende aprimorar o funcionamento do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF). "Junto com a SDR já começamos os tramites para instalação do SEMAF", informa o secretário de Agropecuária, Indústria e Comércio de Ribeira do Pombal, Jairo Monteiro.

Prefeitos

Para o prefeito de Santa Brígida Gordo de Raimundo´´ O momento e de união devido a escassez de chuvas que assola a região, Gordo também disse que seu governo não vem poupando esforços no apoio aos agricultores no enfretamento a seca´´.

Prefeito de Jeremoabo, Antônio Chaves comenta que o trabalho do Governo do Estado tem orientado o agricultor familiar como progredir em suas atividades. "Nós prefeitos e gestores municipais, temos que nos preocupar com o rural, porque é de lá que vem a alimentação de todos nós. Quando vejo o governador Rui Costa, incentivando o crescimento, ampliando o acesso a água, passando conhecimento para que o homem do campo desenvolva suas habilidades na realização de sua atividade, sinto que as coisas só tendem a melhorar".

O prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, acredita que eventos desta natureza, contribuem para superação de desafios no campo. "Nosso território tem mais de um milhão de habitantes, temos que nos unir, para sabermos como conviver com a estiagem". Já o prefeito de Cícero Dantas, Ricardo Almeida, pontua que "esses encontros são importantes até para que os prefeitos se inteirem sobre as iniciativas que os municípios podem contar com o Governo do Estado", pontuou.

Além do prefeito Gordo de Raimundo também fizeram parte da comitiva o Presidente da Câmara de Santa Brígida o vereador Clécio José de Santana o Tinho de Heleno além da Secretária de Desenvolvimento Econômico Eleusina Oliveira.