“É um divisor de água na saúde da região”, diz prefeito sobre a policlínica que será inaugurada nesta sexta-feira (12)

Autor: Fonte: Ivone Lima

O prefeito de Santa Brígida Gordo de Raimundo (PT), falou há à RBN sobre os preparativos para a inauguração da policlínica na próxima sexta-feira 12, no BTN.

Gordo que desde sempre fizera parte do consórcio e hoje o preside, comentou o início do projeto ainda com os ex-prefeitos de Paulo Afonso e Glória, Anilton Bastos (Podemos) e Ena Vilma Negromonte (PP).

"Quando a esmola é demais o cego desconfia, mas quando fomos em Caucaia, no Ceará ficamos entusiasmados, com vontade de ter uma policlínica aqui, inclusive éramos o segundo consócio da Bahia, no retorno, com Anilton à frente do processo, fizemos toda articulação", relembrou.

"Um divisor de água"

De acordo com a avaliação de Gordo, a obra orçada em mais de 22 milhões de reais, findará com a angustia de milhares de pessoas que sofrem com a escassez de serviços médicos nesses nove municípios:

"A policlínica é um divisor de água no serviço de saúde da nossa região. Ela vem para preencher uma lacuna em todos os municípios, inclusive em Paulo Afonso, onde temos uma gama de serviços, do que os mais distantes. É equipamento de primeira linha, que não há semelhante qualidade em nenhum município dessa região; vamos ofertar serviços de forma gratuita aos nove municípios que formam o consórcio. "

A policlínica, continuou o prefeito, funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com o devido agendamento.

"A policlínica funciona através de regulação e agendamento. Então o paciente se dirige ao médico de cada município, ao PSF, identificada a demanda as secretarias de saúde de cada município agendam a consulta ou exame na policlínica. Uma vez agendado esse paciente será deslocado num micro-ônibus e faz seu procedimento e retorna ao município."

Contratação de médicos:

"A grande maioria das especialidades já foram preenchidas."

Ainda de acordo com Gordo, os funcionários passaram por treinamento e há muita convicção que na próxima sexta-feira, a policlínica será inaugurada com o atendimento de muitos pacientes e a execução de exames.