Prefeitura de Santa Brígida divulga agenda de pagamentos dos servidores para 2020

Reafirmando o compromisso assumido em 2013 com o funcionalismo público, quando se tornou prefeito de Santa Brígida, Gordo de Raimundo, após reunião com a equipe orçamentária e financeira deste Município, autorizou a divulgação da agenda de pagamentos do funcionalismo público municipal, tantos os concursados como também para os contratados.

"A agenda salarial é prioritária para nossa Gestão. O servidor público, cada um com sua função, seja agente administrativo, professor, engenheiro, merendeira, fiscal de tributos ou de qualquer regime de ingresso ao serviço público, são aqueles que asseguram o atendimento a população que é o patrão de todos nós e que esperam serviços públicos de qualidade e eficiente", sinalizou Gordo de Raimundo, garantindo que como prefeito da terra abençoada por Madrinha Dodô. "Os salários não serão atrasados e serão pagos no mês trabalhado e, se possível, até mesmo antecipados", garantiu o Chefe do Executivo Municipal.

SEM NENHUM ATRASO

"Assim, como ocorreu em anos anteriores, já estamos entrando no 8º ano consecutivo sem nenhum atraso na Folha de Pagamento dos Servidores Municipais", afirmou o Secretário de Administração e Finanças, Nilson Pereira. "Dentro do modelo de gestão por resultados, a Prefeitura de Santa Brígida vem mostrando que é possível manter o equilíbrio fiscal, pagando salários dentro do mês trabalhado, ao mesmo tempo em que avança com um novo conjunto de obras e serviços tanto na zona rural, como também na área urbana, inclusive com a contrapartida dos recursos ordinários em convênios, sejam eles da esfera estadual ou federal", acrescentou o Secretário Nilson.

QUEDA NO REPASSE AOS MUNICÍPIOS EM 2020

Os 5.568 municípios brasileiros receberam o primeiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2020. Levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a partir de dados da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), indica repasse líquido de R$ 2,8 bilhões, o que significa redução 10,74% em comparação com o montante transferido em 2019. Ao aplicar a inflação, o impacto negativo chega a -13,16%.

PAGAR SALÁRIO EM DIA É OBRIGAÇÃO DE UM BOM GESTOR

Diante desse quadro, os municípios estão com a sua demanda de serviços públicos obrigatórios aumentando a cada ano e a receita municipal não está acompanhando, portanto, vimos cada vez mais nas mídias e noticiários que cidades com porte pequeno e médio não estão conseguindo pagar seus salários em dia e nem cumprir com o pagamento do 13º salário ou abono salarial, e nem honrar seus compromissos com fornecedores e prestadores de serviços. E este Município de Santa Brígida está em dia com o pagamento dos servidores, inclusive com o 13º salário do exercício anterior pago em duas parcelas, dentro do prazo que a Lei estabelece, onde tantos outros municípios do porte de Santa Brígida, ou de porte maior, não conseguiram pagar.

O valor médio da folha de pagamento, maior que R$ 1.200.000,00 ao mês, somente com o pagamento do funcionalismo, o poder público municipal injeta mais de R$ 15 milhões ao ano na economia local. Levando em conta os últimos anos da atual gestão e apenas as 13 folhas mensais (incluindo a folha do 13º), foram cerca de R$ 45 milhões em salários circulando na economia de Santa Brígida de janeiro de 2017 a dezembro de 2019. No comércio, o dinheiro novo começa a circular e a movimentar a nossa economia. Mais que uma obrigação com servidor, pagar em dia é uma via de mão dupla para o desenvolvimento da nossa cidade.

GARANTIA DE CONTINUIDADE DE COMPROMISSO ASSUMIDO

Com a quitação dessa primeira folha salarial de 2020, o Prefeito segue a risca o calendário de pagamento dos servidores públicos, anunciado. O novo cronograma estabelece todas as datas de janeiro a dezembro - incluindo o abono do 13º salário - e mantém a determinação do Executivo em pagar salários antes da virada do mês. "Entramos no nosso último ano de gestão mantendo nossa política de trabalho que não abre mão de manter esse compromisso com o servidor e um planejamento de investimentos que nos permita manter a máquina pública em plena atividade com obras e serviços de toda natureza para atender cada vez mais as demandas da população e as necessidades da cidade", defendeu o prefeito Gordo de Raimundo.

Este é o oitavo ano consecutivo em que a administração municipal define antecipadamente um calendário com a agenda de pagamento dos salários. "Tivemos um resultado exitoso com essa experiência em todos esses anos e vamos seguir pagando nosso servidor dentro do mês trabalhado. Fazemos isso sem engessar a saúde financeira e os investimentos da previstos para a cidade", destacou o Secretário de Administração e Finanças, Nilson Pereira.