Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Secretario de Cultura E Turismo participou de Oficina de Produção Associada em Salvador‏

Autor: Fonte: Marcelo França



Representantes de municípios turísticos participam da Oficina de Produção Associada ao Turismo. Realizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a iniciativa tem o objetivo de capacitar gestores e técnicos municipais de turismo para que se tornem multiplicadores e fomentadores da produção associada em seus municípios. O incentivo é fazer com que a produção local, de alimentos a artesanato, seja absorvida pela atividade turística em hotéis, bares, restaurantes e lojas, por exemplo.

A oficina acontece na sede da Setur, em Salvador, e tem a meta de capacitar gestores e técnicos de 154 municípios do Estado em próximas oficinas. As aulas seguem a metodologia baseada no Manual da Produção Associada ao Turismo do Ministério do Turismo (MTur) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia é buscar a integração de manifestações culturais, artesanato e produtos agropecuários com a cadeia produtiva do turismo.

Durante a oficina, será feito o repasse da metodologia que abrange as etapas de conceituação, agregação de valor ao produto turístico, elaboração de um catálogo dos produtos associados ao turismo, além do acompanhamento continuado das atividades.

Haverá espaço para uma atividade prática, na qual os participantes, em grupo, vão propor estratégia de inserção da produção artesanal, agropecuária, cultural e gastronômica de um município na produção associada ao turismo. Ainda como parte das atividades práticas, na sexta-feira (1°/4), acontece uma visita técnica ao Centro de Formação Artesanal do Senac, no Pelourinho.

Os participantes assistiram a uma apresentação sobre Integração Econômica, Produção Associada ao Turismo e Ações da Setur. Também foi apresentada a pesquisa de caracterização da produção associada ao turismo nos municípios turísticos participantes da oficina. À tarde, foram abordados, dentre outros assuntos, manifestações culturais, artesanato e produtos agropecuários.

Participam da oficina representante dos municípios de Mata de São João, Itacaré, Cravolândia, Palmeiras, Santa Brígida, Sobradinho, Santa Bárbara, Santa Maria da Vitória e Cairu.