Autor: Fonte: ASCOM/PMSB

Santa Brígida foi contemplada com a proposta de Educação Patrimonial para o Projeto Sistema Xingó Bahia-Sergipe, nos dias 27 e 28 de março. Com apoio da CODEVASF e ARCADIS, Design & Consultancy for natural and Builtassets.

Um momento em que o teatro/circo foi às escolas e contou com a receptividade carinhosa dos Alunos, Professores e Diretores, bem como a comunidade, para a qual o convite foi estendido. O grupo esteve com a peça de temática: o que faz um arqueólogo? Também, estiveram durante a feira local com teatro de cortejo pelas ruas, divertiu e chamou a atenção de todos, acompanhados da arqueóloga Michelle Tizuka - Arcadis, Magda Moreira, analista de Desenvolvimento Regional- Engº Civil - Codevasf e Equipe da Secretaria Municipal de Educação. Com o propósito de explanar sobre a região onde será construído o Canal Xingó, margem direita do Rio São Francisco, onde foram identificadas centenas de Sítios arqueológicos, principalmente com pinturas rupestres, o local da pesquisa faz parte do Bioma da Caatinga e abrange os municípios Baianos: Paulo Afonso e Santa Brígida- submédio São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre e Nossa Senhora da Glória- porção oeste de Sergipe. A temática Educação Patrimonial (Cultura material e Imaterial) foi desenvolvida plausívelmente. A arte é uma ferramenta atrativa e interativa para assimilação no processo ensino-aprendizagem.