Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Seminário do programa PACTO 2017 do Município de Santa Brigida

Autor: Fonte:ASCOM/PMSB



TEMA: Ciclo de alfabetização: Olhares sobre as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do Programa.

A prefeitura Municipal de Santa Brigida, através da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação do Programa PACTO realizou no dia 08 de dezembro do corrente ano na Sede da APLB Sindicato, o Seminário do Ciclo de alfabetização, com o tema: Olhares sobre as experiências pedagógicas e de gestão no âmbito do Programa. O evento teve como objetivo socializar as experiências e as produções de conhecimento realizadas no âmbito do programa nas Unidades Escolares Municipais que atende ao ciclo de Alfabetização em 2017.

O evento contou com a participação de Professores que atuam no ciclo, Gestores Escolares, Coordenadores Pedagógicos das Unidades Escolares, Coordenadora do NAPE, Membros do NALFA, Coordenadoras do Núcleo Pedagógico da SMEEL e demais colaboradores. As apresentações das escolas foram divididas de acordo com os tempos didáticos trabalhados no programa: A leitura deleite e a contação de história, o tempo para gostar de ler, Da aquisição da escrita à produção de texto -Escrevendo do seu jeito, A roda de leitura e oralidade numa perspectiva interdisciplinar, Matematizar com jogos, conversando e registrando: uma brincadeira que deu certo e A gestão do NALFA e as dimensões Estratégicas.

A programação foi iniciada às 18:30hs - com as Coordenadoras do Programa no Municipio: Maria de Lourdes e Maria Augusta dando as Boas Vindas aos presentes, falando sobre a importância deste programa nas escolas e as conquistas realizadas desde sua implantação e em especial sua trajetória no ano de 2017. Logo após foi feita a composição da mesa com as autoridades presentes e seguiu a programação:

19:00hs - Hino Nacional e do Municipio;

19:10hs - Mensagem de Abertura: Cordel do PACTO, realizada pelo Professor e Diretor Rosalvo Santiago;

19:20hs - Apresentação das crianças que estudam no ciclo: Música Então é Natal - Núcleo Pedagógico - responsável Mônica Ryane); Logo em seguida começou as apresentações das Mesas:

MESA 1 - A LEITURA DELEITE E A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, O TEMPO PARA GOSTAR DE LER - Centro Educacional Zenor Pereira Teixeira - Coordenador Pedagógico: Mário Moura e Professores do ciclo.

MESA 2 - A RODA DE LEITURA E ORALIDADE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR - Escolas Municipais Reunidas - Coordenadora Pedagógica - Verônica Maria da Silva, e a Escola Municipal José Alves Portela - Coordenadora Pedagógica - Ana Célia da Silva;

MESA 3 - DA AQUISIÇÃO DA ESCRITA À PRODUÇÃO DE TEXTO -ESCREVENDO DO SEU JEITO. Escola Municipal Deputado Luis Eduardo Magalhães - Coordenadora Pedagógica Jaqueline Nascimento e o Centro Educacional Alfra Barbosa Valadão - Coordenadora Pedagógica Edna Damascena.

MESA 4 - MATEMATIZAR COM JOGOS, CONVERSANDO E REGISTRANDO: UMA BRINCADEIRA QUE DEU CERTO, Escolas Municipais Nucleadas do Campo - Coordenadoras Pedagógicas: Edineide Carvalho e Heleneide Carvalho; E O CENTRO EDUCACIONAL ANTÔNIO DA SILVA FEITOSA - Coordenadora Pedagógica Fransuires Souza eos professores do ciclo;

MESA 5 - A GESTÃO DO NALFA E AS DIMENSÕES ESTRATÉGICAS - Membros do NALFA;

Encerramento: Mensagem aos professores do Ciclo, lida pela professora Lúcia e agradecimentos das Coordenadoras do Pacto;
FONTE: COORDENAÇÃO DO PACTO/NALFA