Lei Aldir Blanc é realidade em Santa Brígida BA; beneficiários recebem o crédito

Autor: Redação Pedro Son

A Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 29.06.2020) foi dos mais expressivos instrumentos de distribuição de recursos a ativistas culturais, espaços culturais e povo ligado a cultura, um dos segmentos mais sofridos na pandemia do coronavírus.

A distribuição se deu em três incisos da Lei: a) o Inciso I que concedia o auxílio emergencial de R$ 600,00 a quem não tinha recebido do Governo Federal (este pagamento ficou a cargo do Governo Estadual); b) Inciso II que auxiliou os Espaços culturais que deixaram de promover seus eventos e c) Inciso III que possibilitava aos municípios organizaram Editais e Chamadas Públicas para uma verdadeira mostra cultural.

O município de Jeremoabo BA recebeu R$ 311. 819,89 e ainda não tivemos conhecimento público do repasse destes recursos.

Na região, também receberam Coronel João Sá (R$ 153.337,62), Novo Triunfo (R$ 133.043,37), Pedro Alexandre (R$ 149.027,14), Santa Brígida (r$ 126.038,13) e Sítio do Quinto (R$ 92.926,62).

Também ainda não temos conhecimento da ação da maioria destes municípios. Em Pedro Alexandre BA, infelizmente, nenhuma providência foi tomada e os recursos estão à disposição do Governo Federal.

Já em Santa Brígida BA, felizmente, o setor cultural anda sorridente e agradecida. Nesta semana foram pagos a todos que se habilitaram no Chamamento Público realizado, sendo liberado mais de R$ 80 mil, só não sendo feito 100% visto que alguns tiveram problemas documentais e outros nãos e habilitaram aos editais.

Totalmente democrático e transparente, o processo foi iniciado na gestão do ex-prefeito Gordo de Raimundo e da Secretária Municipal de cultura. Marivônia e continua com o atual prefeito Elton e Secretária Municipal de Cultura, Lucinha, contando com assessoria de Pedro Son.

Esta semana uma reunião com os beneficiários teve mais uma rodada de explicações quanto a prestação de contas e agora está sendo preparada a "Semana Aldir Blanc" quando todos os produtos serão exibidos nas Redes Sociais dos artistas, com a participação de vários segmentos culturais, momentos de formação, poesia, literatura e música.