Santa Brígida realizou a 7ª Conferência de Assistência Social

Autor: ASCOM / PMSB

Galeria de imagens Galeria de fotos

A Prefeitura Municipal a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Conselho Municipal de Assistência Social - (CMAS), realizaram a 7ª Conferência de Assistência Social, que discutiu o tema: "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

O evento aconteceu na quarta-feira (16/8) no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, reunindo cerca de 100 pessoas A abertura contou com apresentação do grupo de crianças e adolescentes do SCFV, muito prestigiado por lideranças políticas do Executivo e Legislativo, secretários e coordenadores municipais, presidentes de associações comunitárias, entidades não governamentais, usuários do Programa Bolsa Família, estudantes, religiosos e outros segmentos da sociedade, A Conferência teve como objetivo, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo a co-responsabilidade de cada ente federado. A partir do tema geral, Após a as falas dos componentes da mesa, os participantes acompanharam uma palestra coordenada pela assistente social, Sonia Maria e o coordenador do peti Denílson Souza. Que fizeram reflexões sob a temática, ajudando na escolha das demandas. Logo após, o público foi dividido em grupos para discutirem os 4 eixos temáticos (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborar o relatório final.

Por fim, os grupos elegeram os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que está previsto para ocorrer em outubro. O evento foi finalizado com a apresentação dos adolescentes da oficina de musica do CRAS ( centro de referencia da assistência social). A secretária de Desenvolvimento Social, Lucilene Machado, destacou a importância da participação dos usuários para melhorar as políticas públicas no desenvolvimento social: "As pessoas têm que ter a oportunidade para saírem da situação de vulnerabilidade social e evoluírem", disse a secretária.