Mês das Mães - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Autor: ASCOM / SCFV

Galeria de imagens Galeria de fotos

MÊS DE MAIO: MUITAS HOMENAGENS PARA AS MÃES DE SANTA BRÍGIDA
Apresentações musicais, dança, desfile e muita animação marcaram o mês das Mães

No mês de maio comemoramos uma das datas mais importantes do nosso contexto social e familiar: O DIA DAS MÃES. Para celebrar esta data, a Prefeitura Municipal de Santa Brígida, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, juntamente com o apoio do Bolsa Família, levou para as comunidades apresentações musicais, muitas mensagens de agradecimentos, desfiles de mães, danças, brincadeiras e muita descontração para homenagear as mamães santabrigidenses durante o último mês.

As crianças, muito emocionadas, apresentaram as músicas "Trem Bala", de Ana Vilela, e "Colo de Mãe", da Comunidade Católica Colo de Deus, e pediram uma reflexão sobre a importância de estar junto, de aproveitar mais a vida, ter mais união em nossos lares e deixar florir o amor entre as famílias, pois muitas pessoas não conseguem se abraçar agora e só dão valor quando perdem um ente querido. Com isso, atendendo à solicitação dos filhos, foi realizado o momento daquele abraço forte, repleto de calor e emoção.

Para contagiar ainda mais o tributo, através de sorteio, as mães receberam uma realçada na beleza, com penteados e maquiagens glamorosos. As homenageadas aproveitaram bastante: dançaram, cantaram, desfilaram, emocionaram-se e arrancaram muitas lágrimas. Ainda tivemos sorteio de brindes e também foram entregues lembrancinhas para todas as mamães.

A orientadora Cinde Silva, muito emocionada, citou que "a mãe representa o amor, o afeto, o carinho. Ela é de extrema importância na vida dos filhos. Então, procurando se aproximar mais da comunidade e fortalecer vínculos, a Secretaria de Desenvolvimento Social decidiu comemorar o Dia das Mães bem pertinho da moradia delas, na própria comunidade, e isso foi muito gratificante, pois pudemos compartilhar grandes emoções".
Já a mãe Quitéria falou sobre a importância dos pais na criação dos filhos, pois o papel deles é dar início a vida e mostrar o melhor caminho a seguir. Pena que os pais um dia vão-se embora.

"Hoje sou mãe da minha mãe". Com essa frase a secretária de Desenvolvimento Social muito emocionada falou a respeito da importância do cuidado amor e atenção que as mães têm com seus filhos. Hoje cuido dela que com 101 anos me chama de mãe, na verdade, sinto que sabe que não sou, mais pelo papel de cuidar zelar que compete a mãe, ela me chama carinhosamente de mãe Lucinha e estar à frente desta ação me deixa bastante agradecida pelo apoio da prefeitura, empenho da equipe e participação da comunidade. - Frisou a Secretária de Desenvolvimento Social, Lucilene Machado.

Centenas de mães prestigiaram as comemorações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que aconteceram no mês de maio. Estiveram presentes os orientadores sociais, oficineiros (demonstrando um pouco dos serviços ofertados nas Jornadas), demais servidores do SCFV, representantes do Conselho Tutelar, Equipe Técnica do CRAS, Conselho Municipal de Assistência Social, Legislativo, Secretários Municipais, Diretores de Departamentos, entre outros.

Atualmente, o SCFV atende oito jornadas: Sede, Morada Velha, Minuim, Colônia, Marancó, Macambira, Km 40 e Ingazeira, dispondo das seguintes oficinas: Artesanato, Fotografia, Violão, Cabeleireiro e Educação Física, destacou a coordenação do SCFV.