Campanha do Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

Galeria de imagens Galeria de fotos

A Prefeitura Municipal de Santa Brígida, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realizaram na última segunda-feira, dia 20/05, uma manha de panfletagem, cartazes e locução além de uma apresentação de teatro mudo abordando o tema: "Abuso e Tolerância não Combinam com Infância".

A mobilização em alusão a campanha Faça Bonito, que visa combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes, teve como principal objetivo chamar a atenção da população para esta causa tão nobre e importante que é a garantia da proteção da criança e do adolescente.

Participaram da caminhada, membros da Sociedade Civil Organizada, Conselho Tutelar, Poder Público, membro do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Orientadores Sociais e Equipe Técnica do CRAS.

A Campanha "Faça Bonito" é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Anualmente a Campanha tem um Dia Nacional de Mobilização, 18 de maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o "Caso Araceli". Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A campanha já alcançou muitos municípios do país. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Lucilene Machado, ressaltou sobre a importância da campanha. "Este é um momento essencial no qual trabalhamos estimulando a proteção para nossas crianças e adolescentes, CUIDAR, PROTEGER , GARANTIR, do nosso maior patrimônio é o nosso papel.