Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária realizaram a segunda palestra sócio-educativa sobre "Boas práticas para manipulação de alimentos"

Autor: ASCOM

A Vigilância Sanitária de Santa Brígida realizou, no Colégio Municipal Pedro Batista, no dia 12 de março de 2013, as 09h e 30min, a segunda palestra sócio-educativa dando orientações sanitárias aos vendedores de lanches e merendeiras.

Esta atividade foi realizada em parceria com a direção do Colégio Municipal Pedro Batista, tendo como os seus representantes, a Sr.ª Maria Lúcia da Silva Santos (diretora) e Geancleide Oliveira Silva Macêdo (vice-diretora), que contou também com a presença da Coordenadora da VISAM, Patrícia Lima de C. Papa, além dos técnicos em Vigilância Sanitária, Gideon Gomes da Silva e Damião Matias.

O tema abordado nesta palestra foi o seguinte: "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos", dando ênfase em higiene pessoal, higiene ambiental e higiene de equipamentos, na tentativa de evitar possíveis contaminações durante o preparo dos alimentos.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Patrícia Lima de C. Papa, tendo com público alvo os vendedores de lanches e as merendeiras do Colégio Municipal Pedro Batista. Esta ação teve como objetivo principal, garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos consumidos na escola.

A apresentação teve início com a coordenadora da VISAM saudando a todos os presentes, e em seguida foi entregue uma cartilha educativa dando orientações corretas em relação à manipulação dos alimentos. Vale destacar que algumas adequações propostas na primeira reunião pela VISAM, já estavam sendo colocadas em prática por parte desses profissionais autônomos (vendedores), por exemplo: a mudança no tipo de mesa, fardamento padronizado e o uso de toucas.

Durante o pronunciamento da Vigilância Sanitária Municipal foi dado destaque às seguintes orientações sanitárias: a importância da lavagem das mãos durante todo o preparo dos alimentos; o uso adequado do hipoclorito de sódio a 2,5 %, explicando a dosagem correta para o tratamento da água a ser consumida e para a higienização dos alimentos; o uso do álcool 70% para a higienização das mãos, antes do preparo dos alimentos, frisando que seu uso de forma correta minimiza a proliferação de bactérias.