Município de Santa Brígida recebe do Governo Federal uma máquina Patrol

Autor: ASCOM

O prefeito de Santa Brígida, Carlos Clériston (Gordo de Raimundo), recebeu hoje (29), na cidade de Salvador/BA, num evento que contou com a presença do governador Jacques Wagner e da deputada Fátima Nunes, uma máquina motoniveladora (mais conhecida como Patrol), o que irá facilitar bastante as ações de infraestrutura e garantir maior agilidade na execução de obras por todo o município, como por exemplo, a recuperação de estradas vicinais.

A última vez que o município recebeu uma máquina como esta foi há quase 20 anos, mesmo assim, ela está parada há alguns anos por falta de manutenção e reposição de peças, que avaliada por técnicos, hoje sua recuperação é inviável. Sem uma máquina tão essencial como esta, sempre que se precisava, o município era preciso alugava uma por contrato de hora e com recursos próprios, o que onerava muito para a prefeitura. Por esta razão, algumas obras que deveriam acontecer em caráter urgente, a população tinha que esperar até que houvesse fundos suficientes para a contratação da máquina.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), já são mais de 230 mil agricultores familiares baianos beneficiados com a entrega de máquinas retroescavadeiras, motoniveladoras e pás-carregadeiras.

A doação, realizada pelo Governo Federal, faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e vai agraciar 152 municípios, cada um com uma máquina. Os prefeitos receberão a chave do equipamento em mãos, na capital do estado, Salvador.

Esta é a terceira entrega de máquinas na Bahia e vai universalizar a doação de retroescavadeiras e motoniveladoras. Assim, todos os 397 municípios baianos enquadrados nas regras do programa do governo federal terão recebido as duas máquinas, afirma o delegado do MDA na Bahia, Wellinton Rezende Hassegawa. Santa Brígida recebeu uma retroescavadeira no ano passado.

O investimento é superior a R$ 46 milhões e vai beneficiar uma população rural de quase 1,5 milhão de pessoas. A previsão é de que, até o fim da ação, 1.777 máquinas sejam entregues e quase R$ 500 milhões investidos.

Está previsto para o agosto, mais uma entrega de máquinas para municípios baianos. Dessa vez, serão doadas pás-carregadeiras, caminhão pipa e caminhão-caçamba e o município de Santa Brígida, mais uma vez, será contemplado.

A meta agora é levantar as principais estradas vicinais que ligam comunidades rurais à sede, priorizando as que estiverem em condições mais críticas e que, portanto, precisam ser recuperadas o quanto antes.