Portal da Transparência

Contra-Cheque

Acesso a informação

Licitações

Nota Fiscal Eletrônica

Portal do Contribuinte

Contratos

Receita / Despesa

IPTU / 2020

Ouvidoria

Voluntários retiram da fonte de pedra mais de 50kg de lixo

Autor: Fonte: GAASB
Fotos: Meyre Baladas

Fotos: Meyre Baladas

Fotos: Meyre Baladas

Uma ação organizada pela então fotógrafa local, Meyre Pereira, em parceria com o GAASB, reuniu nesta manhã de domingo (13/11) a comunidade para uma grandiosa ação voluntária de limpeza e lavagem da Fonte de Pedra, em Santa Brígida, BA, um local histórico que aos poucos vem sendo esquecido.

A Fonte de Pedra, por muito tempo com a sua água foi a responsável por matar a cede da população de Santa Brígida. Em tempos onde a água do rio nem se falava na comunidade, era comum se deparar com senhoras lavando roupa na fonte, jovens levando água para casa com o balde na cabeça - como assim relatam os mais velhos.

Contudo após alguns anos, tanto a Fonte de Pedra, quanto a Serra do Galeão, vem sofrendo com a degradação humana e o esquecimento de sua real importância.

Ano passado nós alertamos a comunidade sobre a seca da fonte, uma consequência da falta de preservação e conscientização das pessoas. Pois hoje quase não se encontra vegetação ciliar, além das poucas grandes árvores que ainda resistem lutando para sobreviver em meio ao lixo e as pequenas queimadas que fazem para amenizar a situação.

E são as pequenas ações de colégios, da comunidade e grupos que volta e meia se mobilizam para mudar a realidade do local, como realizamos hoje: fizemos a retirada do lixo, removemos todos os galhos secos, lavamos as rochas por onde minam a água, retiramos a lama de dentro da fonte, separamos o lixo mais agressivo e liberamos a passagem dos entulhos que a comunidade lança diariamente. Mais de 50Kg de lixo, que vão desde garrafas pete, sapatos e várias latas de sardinha, fora o grande entulho de lixo queimado.

No entanto sabemos que se os moradores não pararem com a prática de jogar lixo e poluir a fonte, desmatar e queimar a serra, ela pode morrer de vez. E talvez reverter este quadro não será mais possível. Possa ser que amanhã o local esteja todo sujo novamente, mas nós fizemos a nossa parte como cidadãos. Convidamos o poder público também para debatermos este assunto e ver quais as políticas podem ser a aplicadas para dar uma melhor solução para a comunidade descartar seu lixo corretamente, e promover a revitalização da entrada da Serra do Galeão.