Emoção e troca de experiências marcam o 2º Encontro de Escritores Santabrigidenses & Convidados

Autor: Por Marcos Antônio Lima

A terra do curador Pedro Batista e de Madrinha Dodô, Santa Brígida esteve em festa na manhã do último sábado, 28 de agosto. A poesia bailava pelo salão da Câmara de Vereadores durante a realização do 2º Encontro de Escritores Santabrigidenses & Convidados.

O evento que teve sua realização através da ASLA em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação de Santa Brígida contou com a presença maciça dos acadêmicos da Academia Santabrigidense de Letras e Artes (ASLA): Marcos Antônio Lima (Presidente), Alex Xela (Vice-Presidente e Cerimonialista do evento), Denílson Souza (1º Secretário), Mário Moura (2º Tesoureiro), Jhonatas Magalhães (2º Secretário e Cerimonialista do evento), Lúcia Professora (Comissão de Eventos), Rosalvo Santiago (1º Conselheiro Fiscal), Maria de Lourdes (2º Conselheiro Fiscal), Adrian Santos (3º Conselheiro Fiscal), Jaqueline Santos (Jeremoabo), Pedro Son (Jeremoabo), Zé Santana (Santa Brígida), Maria Lucilene (Santa Brígida).

A representatividade da coirmã, ALPA (Academia de Letras de Paulo Afonso) se deu nas ilustres presenças dos confrades Alcivandes Santos Santana e de Isac de Oliveira, que no uso da palavra parabenizaram as crianças, citando a importância da leitura e da escrita na vida de todos nós. As Personalidades Históricas Santabrigidenses: Pedro Batista (Rafael Vieira), Madrinha Dodô (Lúcia Matias), Zé Vigário (Daniel Manoel) Apolinário Domingos (Arivânio José), e Maria Bonita (Maria José) tiveram expostas suas imagens em painel fixado no local e atores caracterizados sendo seus representantes.

Os alunos da Oficina Manhã Literária, coordenada pelo escritor, Marcos Antônio Lima, foram: Janaine Santos, Evison Silva, Flavio Carmo, Micaely Ludhimila, Priscila Lopes, Rich Dhastin, Isabela Hora e Dafinin de Jesus, juntamente com Carmem Fabiana Nunes da Silva, Membro da Academia Estudantil de Paulo Afonso (AEPA), e integrante do Projeto 300 vozes, e o jovem Cauã José da Silva, Membro da Academia Estudantil de Paulo Afonso (AEPA) e Integrante do Projeto 300 Vozes, coordenado pelo confrade, Prof.º Denílson Souza. Os Aventureiros da Leitura foram representados por J. Negrito do site www.seliganamusica,com e abrilhantam ainda mais o evento com as suas apresentações poéticas.

O 2º Encontro de Escritores Santabrigidenses & Convidados teve apresentação do poeta repentista, Zé Santana, cantador de viola Sertaneja, exaltando a alegria e massacrando a tristeza. Além dos acadêmicos, da Secretária de Cultura & Turismo, Lucinha, de Maria de Lourdes (Coordenadora Pedagógica Municipal) que representou o Secretário de Educação, Edson Manoel, e dos alunos da rede pública de ensino, ainda se fizeram presentes no local: professores (as), artesão, populares e várias autoridades locais, dentre eles, o prefeito Elton Magalhães, o Presidente da Câmara de Vereadores, Clécio José de Santana (Tinho de Heleno), e do também vereador Leandro Leal (Léo do Quarenta), Patrono da Oficina Manhã Literária.

O evento foi transmitido pelo Instagram da Prefeitura de Santa Brígida.

Esse é o nosso objetivo: Semear letras para colher livros. Marcos Antônio Lima