Secretária de Cultura E Turismo participa em Salvador de Oficina de Atualização do Mapa do Turismo da Bahia

Autor: ASCOM / PMSB

De acordo com a Secretária de cultura E Turismo Marivônia Marques afirmou que participou da Oficina de Atualização do Mapa do Turismo da Bahia na Secretaria de Turismo do Estado, juntamente com as Zonas Turísticas da Bahia, Ministério do Turismo, os interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo, onde iniciamos o processo de Atualização do Mapa do Turismo Brasileiro disse Marivônia.

Para ser classificado como município turístico é necessário à existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para investimento neste setor. Um conselho municipal de turismo em atividade e a assinatura de um termo de compromisso para realização das ações necessárias e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo também estão entre os requisitos.

O processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a dimensão da economia do turismo. São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C: número de empregos formais no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.

Dos 417 municípios baianos, o Mapa do Turismo Brasileiro contemplou 118 cidades, distribuídas entre 13 zonas. O processo em andamento segue critérios fixados pela portaria número 268/ 2016, que determina a atualização do mapa a cada dois anos, coincidindo com o início das novas gestões estaduais e municipais.