Programa Saúde em Movimento atende alunos da rede municipal

Autor: Fonte: ASCOM

Galeria de imagens Galeria de fotos

Na última quinta-feira (13), o Programa Saúde em Movimento, em parceria com a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde e Educação, realizou exames em alunos da rede municipal de ensino de Santa Brígida.

A equipe do programa se concentrou na Escola Mãe Ana, na avenida Rui Barbosa, onde atendeu centenas de alunos da sede e da zona rural.

De acordo a secretária de saúde, Elisangela Silva, que acompanhou de perto os exames dos alunos, o restabelecimento da saúde ocular favorece o aprendizado, reduz a evasão escolar e é um incentivo à continuidade dos estudos. "Além do atendimento oftalmológico, o Programa Saúde em Movimento garante a todos os alunos os óculos totalmente gratuitos pelo programa", ressaltou a secretária, emendando que o trabalho só foi possível graças o empenho do prefeito Gordo de Raimundo(PT).

Saúde em Movimento Oftalmologia

Pessoas com idade igual ou maior a 60 anos;
Alunos do PBA, vinculados ao Programa TOPA - Todos pela Alfabetização;

Alunos na faixa etária de 07 a 14 anos, cursando o ensino fundamental, nas escolas vinculadas ao PSE - Programa Saúde na Escola, previamente triados. Esse público é atendido somente no Saúde em Movimento na Escola.

Disponibilidade dos Serviços

1. Unidade de Serviço Oftalmológico:

Unidades Especializada em Oftalmologia que realiza: consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Esse atendimento é prioritário à população igual ou maior a 60 anos e alunos do Programa TOPA / PBA.

2. Unidade de Consultório Oftalmológico:

São consultórios oftalmológicos instalados em Unidade Móvel ou Unidade Fixa. O público para esse atendimento são os alunos de 07 a 14 anos que se encontram cursando o ensino fundamental, nas escolas vinculadas ao PSE - Programa Saúde na Escola, previamente triados.

Acesso aos Serviços

Pessoas com idade igual ou maior a 60 anos: através da Secretária da Saúde do municipio de origem;

Alunos PBA vinculados ao TOPA: através da Secretaria Estadual da Educação;

Alunos matriculados em escolas vinculadas ao PSE: através da Secretaria Municipal da Educação, obedecendo a agenda pactuada em CIR.

Obs.: Para acesso aos serviços deverá ser obrigatoriamente apresentando documentação conforme o perfil do usuário que são: Cartão SUS, Documento de Identificação (RG) e/ou Crachá disponibilizado pela Secretaria da Edução - Estadual quando se tratar de aluno TOPA/PBA e Municipal quando se tratar de aluno PSE - constando o número de matricula, código do cartão SUS, nome da escola e município de origem.