Os técnicos Tadeu Valverde e Adriano Zeferino do Programa Água Doce acompanhados pela secretária de desenvolvimento econômico Eleusina Oliveira estão percorrendo as onze comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce, cujo objetivo é a orientação e capacitação de membros para operacionalização dos dessalinizadores de água.
Além da aprendizagem teórica os participantes executaram momentos de prática, onde foram orientados sobre os procedimentos necessários para o uso adequado do equipamento além da importância em se manter água de boa qualidade.
"Cada dessalinizador possui operadores. Além deles, membros das comunidades foram indicados para também serem capacitados. A partir disso a gente espera aumentar o sentimento de pertencimento e assegurar a sustentabilidade do sistema", explicou o Tadeu Val Verde técnico do programa
O sistema
Os dessalinizadores captam água do poço e fazem o processo de dessalinização, tornando-a potável. Do poço é bombeada para os reservatórios de água doce, onde recebe cloro e torna-se própria para o consumo. Nas comunidades, o sistema funcionará da segunda ao sábado, no período de quatro horas seguidas.
Ao todo, são 11 comunidades beneficiadas com o sistema de dessalinização, que são elas Ingazeira, Baixa da Areia, Algodoes I e II, Angico, Cana Brava, Boa Lembrança, Baixinha Do Mulungu, Caraibeiras I e Barbadinho.
"Esse é, sem dúvidas, um programa que tem olhar especial para o Alto Sertão. Não somente levamos água potável, mas levaremos qualidade de vida para todas as comunidades envolvidas", enfatizou o secretaria de desenvolvimento econômico Eleusina Oliveira.